"A Duas Vozes" de William Golding

"A Duas Vozes" de William Golding

A Duas Vozes
de William Golding


Uma idosa profetisa de Delfos, o mais sagrado oráculo da Grécia antiga, passa em retrospectiva a sua estranha vida como Pítia, a Primeira-Dama e voz do deus Apolo. Arieka, uma jovem virgem de perturbantes dons parapsíquicos, foi confiada pelos pais ao serviço do santuário. Há sessenta anos que ela é o verdadeiro médium, com a boca rasgada de equívocas declarações proféticas da trípode de bronze do santuário colocado sob o templo. Durante toda a sua vida à mercê do deus, do sacerdote e do povo, assistiu ao declínio da sorte de Delfos e da sua influência no mundo.
As suas reflexões acerca dos mistérios dos oráculos, a que os seus estranhos dons deram corpo, aliam-se à sua visão feminina das fragilidades humanas do próprio Grande Sacerdote, um verdadeiro ateniense, cujas conspirações contra os romanos desencadeiam a humilhação e a desgraça.
Este extraordinário romance, que o autor deixou ainda em esboço quando do seu súbito falecimento em 1993, é uma obra extremamente conseguida do ponto de vista psicológico e histórico. Arieka, a Pítia, é um retrato convincente da experiência de uma mulher, coisa rara na obra de Golding, constituindo uma das suas melhores criações.

Escritor inglês, William Gerald Golding nasceu a 19 de setembro de 1911 na pequena aldeia de St. Columb Minor, na Cornualha. Filho de um professor primário de fortes entusiasmos políticos e de uma ativista dos direitos das mulheres, começou a escrever precocemente, com apenas sete anos de idade.
Após ter concluído os seus estudos secundários na Marlborough Grammar School, ingressou no Brasenose College da Universidade de Oxford, com o intuito de cumprir o desejo paterno e versar Ciências da Natureza. Não obstante, ao fim de dois anos encontrou forças para seguir a sua verdadeira vocação e pediu transferência para Literatura Inglesa.
Em 1934, ainda estudante, publicou o seu primeiro livro, uma compilação de poemas intitulada Poems. No ano de 1939 mudou-se para Salisbury, onde passou a lecionar Inglês na Bishop Wordsworth's School.
Em consequência da deflagração da Segunda Guerra Mundial alistou-se na Real Armada Britânica, ascendendo pouco tempo depois ao posto de comandante de um torpedeiro. Presenciou o afundamento do couraçado alemão Bismarck e o desembarque na Normandia.
Finda a guerra, Golding retomou o ensino e a sua grande ambição, a escrita. Em 1954 publicou o seu primeiro romance, Lord Of The Flies (O Senhor das Moscas), que se tornou num sucesso de vendas imediato e internacional. Chegando a uma ilha de coral, formam a sua própria sociedade, que começa por ser solidária e justa, para se ir tornando gradualmente numa autêntica anarquia.
Seguiram-se, entre outros volumes, The Inheritors (1955), obra que remete à destruição dos homens de Neanderthal pelos Cro-Magnon, Free Fall (1959), The Spire (1964), retrato lúcido da monomania humana, Darkness Visible (1979) e Rites Of Passage (1980, Ritos de Passagem).
Investido cavaleiro em 1988, William Golding foi vencedor de inúmeros prémios, entre os quais o prestigiado Nobel da Literatura, em 1983.
Faleceu em Perranarworthal a 19 de junho de 1993.


Envio pelo correio. Portes grátis.
* Consulte outros livros que tenho anunciados nesta categoria.
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Alexandre M.

Anunciante desde Jul. 2014
Verificado com 6 144 anúncios publicados Cascais - São Domingos de Rana
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio