"Acústica Musical" - Inclui CD de Luís L. Henrique - 5ª Edição de 2014

 31 Mai, 23:00 preço 40

"Acústica Musical" - Inclui CD de Luís L. Henrique - 5ª Edição de 2014

 31 Mai, 23:00 preço 40
"Acústica Musical" - Inclui CD
de Luís L. Henrique

5ª Edição de 2014
Fundação Calouste Gulbenkian
1130 Páginas + 1 CD
Dimensões: 237 x 190 x 61 mm
Capa dura

Luís Henrique nasceu no Porto em 1951 e morreu em 2021. De 1971 a 1974 frequentou o curso de engenharia química da Universidade do Porto que abandonou para se dedicar exclusivamente à música.

Concluiu com distinção o curso superior de piano no Conservatório de Música do Porto. Mais tarde trabalhou com as pianistas Maria João Pires, em Lisboa e Neuchâtel e Brigitte Meyer em Lausanne, Suíça. Deu recitais a solo e como acompanhador..

Em 1979 prestou provas públicas e foi admitido por unanimidade como professor no Conservatório de Música do Porto. Foi também professor de Organologia e Acústica Musical no curso de Produção e Tecnologias na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE, Porto).

O fascínio pela acústica surgiu porque esta era uma área privilegiada que permitia combinar sua paixão pela música e pela ciência. Considerava-se um autodidacta no domínio da acústica. Quando começou não existia formação nessa área em Portugal. Fez estudos privados com Éric Émery, na Suíça onde, equiparado a bolseiro do Estado, fez um trabalho de aperfeiçoamento em acústica.

Em 2003 preparava um doutoramento sobre técnicas de optimização e modelação física de instrumentos musicais da família dos idiofones.

Pode um cantor partir um copo de cristal com a voz? Porque é que a orquestra afina pelo oboé? Porque é que as pessoas gostam de cantar no chuveiro? O que é o ouvido absoluto? Qual a diferença entre analógico e digital? Que cuidados se devem ter para preservar o ouvido?

A resposta a estas e a muitas outras questões pode encontrar-se no livro Acústica Musical , de Luís Henrique (Fundação Gulbenkian, 2002). Quase todos os estudantes de música das últimas décadas conhecerão o nome de Luís Henrique como o autor da antiga sebenta de Acústica usada nos conservatórios e escolas de música e pelo livro Instrumentos Musicais , publicado pela primeira vez pela Gulbenkian em 1987.

Posteriormente apresentou um projecto à Fundação Gulbenkian para a publicação de um livro de Acústica e Organologia, mas a ambiciosa dimensão do trabalho faria com que, numa primeira fase, se concretizasse apenas o livro sobre instrumentos.

À excepção dos Elementos de Acústica Musical , de Martins da Silva (1989), um trabalho restrito, continuava a não existir mais nada sobre o assunto em português. Quanto à literatura estrangeira era difícil encontrar um livro que me satisfizesse totalmente. Alguns eram relativamente simples e não me esclareciam completamente, outros eram muito difíceis de penetrar. Ao longo de dez anos, à medida que ia estudando os vários assuntos, fui construindo o livro que gostaria que existisse , acrescentou.

Na sua base, a Acústica é uma ramo da Física, pelo que é muito difícil abordar os fenómenos sonoros sem determinados conceitos de física e matemática. Por outro lado, trata-se de uma área interdisciplinar . Por isso, Luís Henrique considera que o livro tem capítulos que poderão interessar também a outros profissionais (físicos, engenheiros, arquitectos, fonéticos, terapeutas da fala, construtores de instrumentos, profissionais de áudio, otorrinos) e fornece alguns exemplos.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 950 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutos

Opções do anúncio