"Malevil" de Robert Merle - 1ª Edição de 1975

"Malevil" de Robert Merle - 1ª Edição de 1975

"Malevil"
de Robert Merle

1ª Edição de 1975
Publicações Europa-América
Coleção Século XX Nº 130
408 Páginas

Após uma explosão, provavelmente nuclear, que provavelmente devastou toda a Terra, Emmanuel Comte e seus seis companheiros fizeram do Château de Malevil, cuja cave profunda lhes permitiu sobreviver, a base de seus esforços para reconstruir a civilização, que também envolverá confronto com outros grupos de sobreviventes, sejam bandos errantes ou grupos nômades ou sedentários estruturados.

A qualificação da ficção científica pode ser considerada exagerada, em relação a este romance, pois apenas a situação inicial (a destruição da civilização humana por uma explosão de origem desconhecida) se junta ao tema pós-apocalíptico, então muito popular na ficção científica. Todo o resto do romance conta como um grupo de sobreviventes milagrosos enfrenta o desafio de reconstruir uma sociedade humana. Desse ponto de vista, podemos dizer que o romance pertence ao gênero da ficção.

Muitos temas são abordados neste romance: religião, política, o lugar da mulher na sociedade, o mundo rural, o papel do chefe, certamente sob o ângulo de uma mini-comunidade, mas que remetem à nossa sociedade.

---
Nasceu em Tebessa localizada na então colônia francesa da Argélia. Robert Merle e sua família se mudaram para a França em 1918. Merle escreveu em muitos estilos e ganhou o Prix Goncourt por seu romance Week-end à Zuydcoote. Ele também escreveu uma série de 13 livros de romances históricos, Fortune de France. Recriando a França dos séculos XVI e XVII pelos olhos de um fictício médico protestante que se tornou espião, ele chegou a escrevê-la no francês da época, tornando-a praticamente intraduzível.

Seus romances Un animal doué de la raison (A Sentient Animal, 1967), uma sátira da Guerra Fria inspirada nos estudos de John Lilly sobre golfinhos e a Crise Caribenha, e Malevil (1972), uma história pós-apocalíptica, foram ambos traduzidos para o inglês. e filmado, o primeiro como Dia do Golfinho. O filme O Dia do Golfinho tinha muito pouca semelhança com a história de Merle.

Ele morreu de ataque cardíaco em sua casa, La Malmaison, em Grosrouvre, perto de Paris.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 942 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Online agora

Opções do anúncio