"Na Penumbra" de Juan Benet - 1ª Edição de 1991

"Na Penumbra" de Juan Benet - 1ª Edição de 1991

"Na Penumbra"
de Juan Benet

Tradução de Egito Gonçalves

1ª Edição de 1991
Publicações Dom Quixote
Coleção Letras de Espanha
204 Páginas

Juan Benet ao longo das abordagens caóticas que apresenta deixa autênticas pérolas cheias de sabedoria. Quanto ao formato de seu romance En la penumbra, ele está dividido em cenas, cada uma das quais poderia muito bem ser contos independentes.

---
Juan Benet Goitia nasceu em Madrid, o último dos três filhos do casamento do advogado Tomás Benet Jordana e Teresa Goitia Ajuria. Seu pai foi baleado na zona republicana no início da guerra civil, em 1936, após o que sua mãe foi com os filhos para San Sebastián, onde tinha parentes, até retornar à capital em 1939.

Em San Sebastián, Benet ingressou em uma escola católica e em Madrid continuou seus estudos em Nuestra Señora del Pilar, onde concluiu o ensino médio em 1944. Quatro anos depois, ingressou na Escola Superior de Estradas, Canais e Portos.

Em 1953, fez um estágio de engenharia na Finlândia e publicou, na Revista Espanhola, a sua primeira peça, Max, onde começou a ver um estilo literário singular e muito distante das correntes mais ativas da literatura espanhola da época. No ano seguinte concluiu o curso de engenharia e em 1955 casou-se com Nuria Jordana.

Depois de realizar alguns trabalhos na Suécia, mudou-se para Ponferrada (León), onde trabalhou nos canais Quereño e Cornatel (1956-1959) e nasceu seu filho Ramón. Em 1959 mudou-se para Oviedo, onde trabalhou, até 1961, como engenheiro na via dupla de Lugo de Llanera a Villabona e onde nasceu Nicolás.

É, como contaria mais tarde, para entreter as longas noites de solidão nos locais onde dirige as obras de pântanos e outros, que começa a escrever: em 1961 publica por conta própria Você nunca será nada, seu primeiro livro de histórias.

Em 1966 regressou definitivamente a Madrid, integrando o quadro do então Ministério das Obras Públicas e Urbanismo.

No final de 1967 publicou Destino Volverás a Región, talvez a sua maior obra. Esta obra representa a fundação do seu próprio terreno literário, a Região. Em 1969 obteve o Prémio Breve Biblioteca com Uma Meditação, que escreveu criando um dispositivo, utilizando um rolo contínuo de papel que o impedia de voltar atrás no que tinha escrito para continuar a escrever.

Entre 1970 e 1973 a sua actividade editorial multiplicou-se. Publica os romances Uma Viagem de Inverno e A Outra Casa de Mazón e os livros de contos Sub Rosa e 5 Narraciones y 2 Fábulas.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 907 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutos

Opções do anúncio