Homo (Os Modernos Estudos Sobre A Origem do Homem) de A. A. Mendes Corrêa - 1º Edição 1921

 16 Mai, 07:09 preço 25

Homo (Os Modernos Estudos Sobre A Origem do Homem) de A. A. Mendes Corrêa - 1º Edição 1921

 16 Mai, 07:09 preço 25
Vendo: 25,00 euros - Tem 8 Fotos

Titulo: Homo (Os Modernos Estudos Sobre A Origem do Homem)
Autor: A. A. Mendes Corrêa
Editora: LVMEN Empresa Internacional Editora
Dimensões: 20 x 13 cm
Páginas: 317

Sinopse:

Neste país o trabalho dos antropólogos portugueses não é muito conhecido; no entanto, é merecedor de mais atenção do que recebe. Na arqueologia pré-histórica e na somatologia, estão sendo realizadas investigações que, se não consideráveis em massa, são de alguma importância para os estudantes de etnologia europeia. Acolhemos, portanto, a oportunidade de dirigir a atenção para este livro do Prof. Mendes Corrêa, no qual são discutidas criticamente as mais recentes descobertas e hipóteses relativas à origem e descendência do homem. Cada capítulo trata de algum aspecto do problema, começando com a origem animal do homem e passando para a evolução, a evidência da paleontologia, Pithecanthropus erectus, os restos esqueléticos do homem pré-histórico, antropogênese e uma exposição detalhada. do ponto de vista neo-monogenista. É interessante notar que o autor, no caso dos restos mortais de Trinil e Piltdown, adere à visão no primeiro de que o fragmento de crânio é símio e o fêmur humano, e no segundo de que o crânio é humano e a mandíbula símio. Um capítulo final resume os pontos de vista do autor, publicados em outros lugares, sobre a influência do ambiente na formação de raças e analisa os problemas que aguardam elucidação por novas descobertas.

Autor:

António Augusto Esteves Mendes Correia, nasceu no Porto, Vitória, 4 de Abril de 1888 e faleceu em Lisboa, 7 de Janeiro de 1960.

Foi um antropólogo português, médico, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto na cadeira de Antropologia, mais conhecido internacionalmente por ter sugerido, em 1925, a hipótese de um povoamento da América ter acontecido a partir da Austrália, com base em estudos que efectuou sobre populações nativas da Patagónia e Terra do Fogo. As suas conclusões apontavam para várias semelhanças físicas, linguísticas e etnográficas entre estas populações e os aborígenes australianos. Entre elas o grupo sanguíneo, as formas cranianas, palavras comuns, as construções e o uso do bumerangue.

Realizou numerosos estudos nos campos da Antropologia, Arqueologia e Etnologia, os quais lhe granjearam reconhecimento internacional. Dentro desta área, encontra-se colaboração da sua autoria na revista Terra portuguesa (1916-1927). Colaborou também na 3 série da revista de medicina Germen (1935-1938). Doutor Honoris Causa das Universidades de Lyon, Montpellier e Joanesburgo, foi sócio e presidente da Classe de Ciências da Academia das Ciências de Lisboa e da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Academia Portuguesa da História, da Academia Pontifícia de Ciências, do Real Instituto Antropológico da Grã-Bretanha, da Sociedade de Antropologia de Paris, entre outras.

Foi Presidente da Câmara Municipal do Porto entre 23 de Maio de 1936 e 13 de Agosto de 1942 e Deputado à Assembleia Nacional entre 1945 e 1956. A partir de 1951 foi Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa.

(Custo Justo)
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 335 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Online agoraTempo de resposta inferior a 9 minutos

Opções do anúncio