Os Dias e as Noites /O Amor Absoluto, Alfred Jarry

Os Dias e as Noites /O Amor Absoluto, Alfred Jarry

Envio pelos CTT após pagamento por transferência bancária ou via MB Way.
Porte de envio em correio editorial gratuito.

Setenta e quatro anos após a morte, Jarry continua a ser um poeta da Vanguarda. A sua literatura não se esgotará no século XXI. Os seus ultrajes culturais continuarão a ofender as instituições dos anos 2000 e a indignar a Facilidade.
No mundo simbolista em que viveu, ninguém conseguiu meter o dente em Os Dias e as Noites nem engolir O Amor Absoluto. Dadá e Surrealistas conseguiram lançar alguma luz sobre a poesia dessas obras; as últimas descobertas das ciências linguísticas e semiológicas ajudaram a descodificar as linguagens de Jarry; mas muita coisa há ainda para (nos) lermos na floresta virgem e feroz de Faustroll-Ubu-Jarry.
Com Os Dias e as Noites, Jarry deserta tão radicalmente do «aquartelamento da razão reinante que «nenhuma análise ainda conseguiu esclarecer inteiramente o que no romance há de mais profundo (R. Gentis).
O Amor Absoluto leva tão longe a desconstrução do mito mais fundamental da nossa cultura (a relação Jesus/Maria) que nenhuma das teologias estabelecidas logrou alargar tanto os limites do mistério.
Descrições científicas e elucubrações filosóficas, recordações de infância, delírios e sonhos despertos, um discurso que no seu estado normal é, confessadamente, muito semelhante ao «dos que comem haxixe, o inconsciente colectivo bretão: todos estes códigos se entrelaçam com as narrativas evangélicas, mitológicas, mileumanoitísticas, formando o mais forte manifesto anti-bom senso, anti-razão, e anti-cultura que à «Belle époque foi dado ler... Manuel João Gomes

Detalhes do livro:
Editora: Estampa, 1981; Tradução: Manuel João Gomes; Colecção: Novas Direcções; med.: 13,5 x 18,5 cm; 167 pg.
Estado: Como novo
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

livrosdinossauro

Anunciante desde Abr. 2016
Verificado com 393 anúncios publicados Santa Maria da Feira - Mozelos
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio