Habitação Unifamiliar "Refúgio"

 27 Abr, 08:42

200 000 €

Habitação Unifamiliar "Refúgio"

27 Abr, 08:42

200 000 €

Pretende-se reconstruir/ampliar uma moradia de
tipologia T3, e os eventuais
condicionalismos que a situação específica
acarreta, num claro respeito pelos mesmos e pelo
regulamento edificatório da habitação.O edifício organiza-se em três pisos.
No piso -1 desenvolve-se uma área de arrumos/arrecadação. O piso 1 é organizado por uma zona de circulação de entrada e acesso aos quartos, uma despensa com acesso aos arrumos/arrecadação através de escadas, um quarto, duas suites, uma instalação sanitária comum acessível a pessoas com mobilidade reduzida conforme legislação em vigor, e acesso por escadas ao piso 2. O piso 2 é organizado por uma instalação sanitária de serviço, uma cozinha, uma sala de jantar e sala de estar em open space, que tira partido do panorama que o lugar proporciona sobre as montanhas e o horizonte.
Os materiais selecionados relacionam-se com o contexto do meio: pedra e paredes pintadas a branco. Há grandes panos de vidro, que interligam o interior com o exterior, e viceversa. Por outro lado, surgiu a clara intenção de que o diferenciar das funções dentro da habitação tivesse uma leitura exterior também claramente diferenciada, razão pela qual se denota espaços volumétricos modelados seguindo uma estrutura geométrica e com diferentes aplicações de materiais e cores.
O desenho foca-se no «por do sol (poente) onde a panorâmica que o terreno proporciona sobre as montanhas é fantástica, com o qual todas as divisões se conectam, encorajando a vida no exterior, de onde os ocupantes só se retiram quando o tempo não coopera.
Situada a poucos minutos do centro da vila de gandarela de basto, o empreendimento está próximo de tudo o que necessita. Perto de várias infra estruturas das áreas de saúde, educação, cultura e lazer, bem como dos principais eixos viários de ligação aos periféricos centros "urbanos" de celorico de basto, mondim de basto, cabeceiras de basto, arco de baúlhe e a cidade de fafe.


Arquiteto Carlos Costa

Anunciante desde Out. 2012 PRO
Celorico de Basto