AS PRAIAS DE PORTUGAL Guia do banhista e do viajante . -Conforme a 1 edição (1876)

AS PRAIAS DE PORTUGAL Guia do banhista e do viajante . -Conforme a 1 edição (1876)

AS PRAIAS DE PORTUGAL
Guia do banhista e do viajante . -Conforme a 1 edição (1876)
Ramalho Ortigão
Edição: Frenesi 2002
Páginas: 185
Dimensões: 190x130 mm.

Exemplar em muito estado. Tem uma discreta rubrica na folha de rosto.
PREÇO: 9.00EUR
PORTES DE ENVIO INCLUÍDOS, em Correio Normal/Editorial, válido enquanto esta modalidade for acessível a particulares.
Envio em Correio Registado acresce a taxa em vigor.

SINOPSE
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para a Formação de Adultos como sugestão de leitura.

Este é um guia da costa portuguesa, em que Ramalho Ortigão explora as características naturais das praias e suas águas, e fornece preciosa informação social, cultural e histórica. A escrita é tão versátil e envolvente que num mesmo capítulo se fala de carapaus e dOs Lusíadas, de pianos e mulheres gordas, da toilette e do pinhal, dos piqueniques, das tribos, das casas e dos hotéis.
Ainda que o universo balnear de hoje seja muito diferente do de então - feito de toldos brancos, véus enfunados e leques de senhoras (o livro tem a primeira publicação em 1876) -, este é um guia enriquecedor que nos proporciona tudo aquilo que constitui umas férias retemperadoras: a frescura marítima, a observação da paisagem, o descanso e a deambulação, o contacto e conhecimento com habitantes locais, a comida e a diversão mundana.

O viajante sente ao entrar na Figueira, no tempo dos banhos, uma impressão semelhante à que se experimenta penetrando nos gerais da universidade em dia lectivo. É a impressão do lente, do pedagogo, da aula. Tem-se uma espécie de terror mesclado de tédio. Há uma atmosfera especial de pedanteria, de rigor e de troça. Aspira-se vagamente o cheiro dos sapatos e das velhas batinas gordurosas na aula quente e fechada. As fisionomias dos doutores, de uma grave expressão enfática, guindada e oca, as cabeleiras dos estudantes aparatosamente penteadas, os ares dogmáticos de uns, misturados com os ares patuscos de outros, um tom geral de prelecção ou de des
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

V. Oliveira

Anunciante desde Mai. 2017
Verificado com 584 anúncios publicados Coimbra - São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta inferior a 14 minutos

Opções do anúncio