"Numa Cidade Feliz" de João Lobo Antunes

"Numa Cidade Feliz" de João Lobo Antunes

"Numa Cidade Feliz"
de João Lobo Antunes

1 Edição de 1999
Gradiva
262 Páginas

João Lobo Antunes, 55 anos, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa e Director dos Serviços de Neurocirurgia do Hospital de Santa Maria, publica um livro de ensaios recentes, que vão desde a evocação de Margarida Vieira Mendes à sua visão da obra de artistas como Paula Rego ou Pedro Croft, de considerações sobre a Medicina, a Educação, a Saúde, o Ensino..., escritos como se fossem diagnósticos («Penso que o livro reflecte - como, de resto, a minha actuação cívica - o perfil daquilo que sou: médico. Esses meus actos críticos são diagnósticos. Que só se podem fazer guardando uma certa distância e uma certa liberdade. A liberdade no diagnóstico só pode nascer de uma grande tranquilidade profissional. E eu já fiz mais ou menos tudo o que pretendia na vida em termos profissionais e científicos. in entrevista ao JL, 3.11.99).

----
João Lobo Antunes (n. 4 de Junho de 1944) foi um neurocirurgião português e irmão do escritor António Lobo Antunes. O seu pai, neurologista, colaborou de perto com Egas Moniz, personalidade que o influenciou desde novo.

Foi mandatário nacional das candidaturas de Jorge Sampaio (em 1996) e de Cavaco Silva (2006) à Presidência da República, tendo ambos ganho a eleição. Cavaco Silva nomeou-o para o Conselho de Estado português.

Os objetos de estudo de João Lobo Antunes foram principalmente o hipotálamo e a hipófise. Em 1982/83 foi o primeiro médico da História a implantar o olho eletrónico num invisual. Desde então esse implante já foi realizado em 15 invisuais, permitindo-lhes visualizar algumas formas e distinguir certas cores.

Foi Diretor do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santa Maria, Presidente da Academia Portuguesa de Medicina e presidente do Instituto de Medicina Molecular.

Faleceu em outubro de 2016.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

COMO NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 865 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio