"O Homem Que Perdeu o Cérebro" de Repórter X

"O Homem Que Perdeu o Cérebro" de Repórter X

"O Homem Que Perdeu o Cérebro"
de Repórter X

1 Edição de 1987
Edições Rolim
Coleção Fantástico N 30
124 Páginas

O Homem que Perdeu o Cérebro é uma colectânea feita pelas Edições Rolim em 1987, de 3 contos longos ou noveletas, creio que escolhidas ao acaso, mas que, sendo todos policiais e todos protagonizados pelo alter-ego personagem de Reinaldo Ferreira, o Repórter X! Os contos são na primeira pessoa e sempre fantásticos pela linguagem e escrita algo expressionista, contando ainda com alguns minúsculos toques que poderão parecer irreais de uma forma paranormal.

---
Reinaldo Ferreira, conhecido pelo pseudónimo de Repórter X, (Lisboa, 10 de agosto de 1897 Lisboa, 4 de outubro de 1935), foi um repórter, jornalista, dramaturgo e realizador de cinema português. Era pai do poeta Reinaldo Ferreira (filho), que viveu em Moçambique.

Iniciou a sua carreira jornalística aos doze anos de idade e foi, desde os vinte até à sua morte, considerado o maior repórter português. Em 1926, instalou residência permanente no Porto.

Em 1917, com dezanove anos - nasceu em Lisboa no dia 10 de agosto de 1897 - arrepia os lisboetas com o crime, tão tenebroso quanto inexistente, da Rua Saraiva de Carvalho, que metia malfeitores empuçados, um presumível cadáver e um vilão, apropriadamente designado como "o homem dos olhos tortos". A história veio a lume n' "O Século", em forma de cartas enviadas "por um desconhecido", que se assinava Gil Goes. E a coisa atingiu tais proporções que o jornal achou prudente revelar o embuste. Mas o folhetim, finalmente assumido como ficção, prosseguiu até ao seu desenlace, e não tardou a transformar-se em livro - "O Mistério da Rua Saraiva de Carvalho" -, que José Leitão de Barros tentou mesmo adaptar ao cinema com o título "O Homem dos Olhos Tortos". Segundo Joel Lima, minucioso biógrafo do Repórter X e autor de um extenso prefácio à recente reedição conjunta das suas histórias do "Dr. Duque, o Cartomante do Raciocínio" - uma espécie de Nero Wolfe "avant la lettre" -, a Cinemateca Nacional conserva ainda mil metros de película rodados para este abortado projecto.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

COMO NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 863 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio