"Textos Malditos" de Luiz Pacheco - 1ª Edição de 1977 - AFRODITE

"Textos Malditos" de Luiz Pacheco - 1ª Edição de 1977 - AFRODITE

"Textos Malditos"
de Luiz Pacheco

Capa e Ilustrações de Henrique Manuel

Edição e arranjo gráfico de Fernando Ribeiro de Mello/Edições Afrodite

À memória do Dr. António Maldonado Freitas e aos Dr. António Maria Pereira e Dr. Fernando da Rocha Calixto felizmente vivíssimos causídicos graciosos do Pequeno Libertino
Off. Ded. & Consagra
O Auctor

1ª Edição de 1977
Fernando Ribeiro de Mello/Edições AFRODITE
164 Páginas
Ilustrado

Esta edição arquiva e resguarda do tempo a inconfundível ficção dum autor cujos textos sofreram talvez mais do que os de ninguém a perseguição da moral farisaica (e não só...) que entre nós imperou num passado ainda recente.
Se Luiz Pacheco se pode considerar como um autor «marginal», este rótulo não deriva de qualquer fantasia. O autor esteve de facto «marginalizado» na acepção mais ampla do termo.
Mais amplas se tornaram, no entanto, as liberdades que conquistámos numa manhã de Abril. E de tão amplas nos pregaram tal susto que hoje ainda poderá o leitor interrogar-se acerca do verdadeiro alvo da mordacidade, da irreverência, da iconoclastia, da inegável contundência destes TEXTOS MALDITOS cuja circulação, na longa noite fascista (é como dizemos), se viu perturbada por obstáculos de vária ordem e desordem, desde a venda subreptícia à mão do comprador (não é retórica!) desde a apreensão até aos sinistro Tribunal Plenário... vade retro!
Estes textos sobrevivem, apesar das censuras e dos atropelos, contestando a boa-consciência ou a «unicidade» do estilo. Escaparam e escaparão disso estamos certos - àquelas recuperações ou tentações militantes em que o nosso tempo tem sido fértil.

---
Luiz Pacheco, Lisboa, 1925 - Montijo, 2008

Crítico, editor, ficcionista, polemista, estudou no Liceu Camões, onde foi aluno de Delfim Santos e Câmara Reys, e frequentou o curso de Filologia Românica da Faculdade de Letras de Lisboa. Ingressou na função pública, nos anos 40, como funcionário da Inspecção-Geral de Espectáculos, do Secretariado Nacional de Informação, no tempo do Estado Novo.
Espírito rebelde e libertino, marginal aos meios literários dominantes, foi como editor, responsável pela Contraponto em fins de 1950, que se tornou conhecido, ao publicar obras de grandes autores, nacionais e estrangeiros, então pouco conhecidos em Portugal (Sade, Suassuna, Raul Brandão, Mário Cesariny, Herberto Helder, António José Forte, Manuel Laranjeira, etc.).
Desses tempos diria, em entrevista ao JL de 24 de Setembro de 1997: «Na malta nova da minha geração, que é uma malta da cidade, havia um cansaço da linguagem neo-realista. Aquilo era uma repetição, uma chatice geral e havia também o medo.
Pelo sentido inovador da sua escrita e pela estrutura narrativa dos seus textos, a sua obra ficcional impõe-se por um sentido e comovedor clima confessional que, por direito, o afirmam como um dos prosadores portugueses de maior talento e capacidade literária.
Está representado em várias antologias literárias Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica (s.d.), de Natália Correia, Antologia do Humor Português (1969), de Virgílio Martinho e Ernesto Sampaio, Surrealismo Abjeccionismo (1992), de Mário Cesariny, etc. , e no seu disco Humores, de 1984, o actor Mário Viegas diz e lê o «Coro dos Cornudos», incluído em Textos Malditos.

in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, 1998

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 837 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio