"Os Profetas Perdidos" de Alfred L. Malabre, Jr

"Os Profetas Perdidos" de Alfred L. Malabre, Jr

"Os Profetas Perdidos"
Uma História Confidencial dos Economistas Modernos
de Alfred L. Malabre, Jr

1 Edição de 1995
Makron Books - São Paulo
258 Páginas

Alfred L. Malabre Jr. é editor econômico do The Wall Street Journal. Entre outros livros, publicou Os Profetas Perdidos (São Paulo, Makron Books, 1995), cujo capítulo 5 Ascensão e Queda dos Monetaristas escreveu como testemunha ocular dessa história confidencial dos economistas modernos.
Ele alerta para os malefícios do jornalismo econômico que apresenta apenas determinada corrente de pensamento econômico.

De início, o autor faz mea culpa, justificando-se com base em sua inexperiência como repórter econômico para tal assunto. Diz: erroneamente, apresentei o monetarismo aos leitores do The Wall Street Journal através de lentes cor-de-rosa, e conforme havia sido virtualmente ditado para mim por Milton Friedman.

Por exemplo, sua omissão da velocidade da circulação da moeda, ou seja, a taxa conforme o dinheiro gira, provou ser erro crucial na descrição monetarista da ligação existente entre a oferta da moeda e o desempenho da economia. Quando se controla, rigidamente, a oferta da moeda, de maneira inversamente proporcional, a taxa de juros e a velocidade de circulação da moeda disparam. Incentivam também as inovações financeiras. Tal omissão foi apenas um exemplo da tática de Friedman e seus discípulos no sentido de simplificar excessivamente suas idéias monetaristas, particularmente durante seus contatos com a imprensa.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 868 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio