"Raça e História" de Claude Lévi-Strauss

"Raça e História" de Claude Lévi-Strauss

"Raça e História"
de Claude Lévi-Strauss

3 Edição de 1980
Editorial Presença
Colecção Biblioteca Universal Presença
152 Páginas

Este texto de Claude Lévi-Strauss, datado de 1952, ganha hoje uma renovada actualidade devido às mais recentes transformações ocorridas em todo o mundo nosso contemporâneo. Trata-se de uma reflexão em torno de alguns conceitos fundamentais das ciências humanas, para a renovação das quais o contributo do autor foi sem dúvida um dos mais importantes. O seu nome ficou indissociavelmente ligado à constituição do método estruturalista, mas para além disso, Lévi-Strauss é acima de tudo um dos mais fecundos pensadores deste século e a releitura do presente texto, hoje, revela precisamente o alcance e a justeza dos seus pontos de vista. Este volume inclui ainda um estudo de Jean Pouillon sobre a obra de Claude Lévi-Strauss, avaliando-a, perspectivando-a e problematizando-a também, em alguns dos seus aspectos.

O autor procura combater o racismo e manifesta uma posição relativista, sendo uma das suas mais importantes obras. Lévi-Strauss, assumindo que no futuro não haverá diversidade, apenas uma única cultura com sociedades semelhantes entre si, a sua escrita é um «abre-olhos para o que se passa na sociedade.

-----
Claude Lévi-Strauss (1908 a 2009) estudou filosofia e direito na Universidade de Paris. Entre 1934 e 1937 foi professor de sociologia na Universidade de São Paulo, no Brasil. Em 1939 partiu para os estados de Mato Grosso e Amazónia, onde estudou as tribos índias. Entre 1941 e 1945, foi professor da New School for Social Research em Nova Iorque. Diretor da École Pratique des Hautes Études da Universidade de Paris entre 1950 e 1974, ocupou a cadeira de antropologia social no Collège de France entre 1959 e 1982, e foi eleito membro da Academia Francesa em 1973.

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 854 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio