A obra intangível do Dr. Oliveira Salazar- C. Leal

A obra intangível do Dr. Oliveira Salazar- C. Leal

As páginas deste livro foram escritas sem nervos e sem paixão. Procura-se focar nelas a obra do dr. Oliveira Salazar estadista que é, sem favor, a melhor criação e, ao mesmo tempo, o melhor símbolo duma tentativa de governar Portugal sem Rei, nem Roque. O autor não assestou, sôbre os factos e sôbre p homem, para os diminuir, um binóculo pôsto ao contrário, mas dispensou-se, igualmente, de os observar com óculos amplificadores ou com vidros cor de rosa. (...)
Obra de análise e crítica económica, ilustrado com gráficos e quadros de Análise das despesas orçamentais, de Comparação das despesas por anos económicos, etc.
(...) Demonstrou o dr. Oliveira Salazar, por forma evidente, palpável, que o equilíbrio orçamental era realizável, num único exercício. Ficam de pé, porém as dúvidas seguintes: 1 Ter-se-hiam, porventura, feito, para extinguir o deficit orçamental, todas as reduções de despesa que eram, senão desejáveis, pelo menos possíveis? 2 Ter-se-hia, pelo contrário, operado esta extinção sobretudo por imposições feitas ao contribuinte, obrigado, assim, a pagar muito mais do que lhe consentiria a sua capacidade tributária? 3 As vantagens inegáveis duma situação financeira próspera do Estado podem, por acaso, ser prejudicadas pela enormidade e instantaneidade do sacrifício da nação, impedida de reclamar pela coacção da ditadura? (...)
Este livro foi objecto da fúria censora da Ditadura e valeu ao autor a devida "deportação" para os Açores.

Edição do Autor 1930
1 edição

*Exemplar por abrir
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Um totalitário cheio de nada...

Anunciante desde Set. 2017
Verificado com 2 519 anúncios publicados Lisboa - São Vicente
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta inferior a 5 minutos

Opções do anúncio