História do Jardim Zoológico de Lisboa.

História do Jardim Zoológico de Lisboa.

N 8354a - História do Jardim Zoológico de Lisboa. Fernando Emydio da Silva. Os movimentados oitenta anos da sua Meritória Existência. 1884-1964. 1 Edição. Lisboa 1965. Valorizado com a dedicatória manuscrita do autor . 22,5x16,5x4 cm.
XXII págs. + 620 págs. + 39 extra-textos com fotografias + 3 plantas desdobráveis.

Fundado durante o reinado de D. Fernando II, o Jardim Zoológico que hoje conhecemos tem a sua própria história, sempre interligada às vicissitudes do poder político em geral e às do poder local em particular, e que é por Emygdio da Silva dissecada ao pormenor.
Uma passagem do texto:
«[...] Dizia, com efeito, o Diário de Notícias, em 3 de Agosto de 1882:
"Consta que se está tratando sèriamente, por iniciativa do dr. Van der Laan, amador entusiasta e proprietário do maior aviário em Portugal, auxiliado pelos distintos professores drs. Bocage, Bento de Sousa, Sousa Martins e May Figueira, de fundar num dos lugares mais apropriados da capital, um estabelecimento tão agradável para Lisboa, quanto útil para todo o País.
"Formar-se-á uma sociedade de zoologia e de aclimação de animais e plantas úteis e ornamentais, com aquário, como já existe, de primeira ordem, no Bois de Boulogne (Paris) e na Haya (Holanda). [...]"
Achámos interessante juntar-lhe o breve opúsculo dos seus antigos estatutos como «sociedade anonyma de responsabilidade limitada.

Portes Grátis
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 289 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio