Ideologia da Sociedade Industrial- Herbert Marcuse

 30 Nov, 10:45

12 €

Ideologia da Sociedade Industrial- Herbert Marcuse

30 Nov, 10:45

12 €

  • VendaTipo
  • CascaisConcelho
  • Carcavelos e ParedeFreguesia
  • 32447993Id do anúncio

"Ideologia da Sociedade Industrial"
de Herbert Marcuse

3 Edição de 1969
Zahar Editores
238 Páginas

A ideologia da sociedade industrial (em inglês, One-Dimensional Man: Studies in the Ideology of Advanced Industrial Society ) é um livro publicado por Herbert Marcuse em 1964 em que o autor denuncia aspectos totalitários tanto do comunismo soviético quanto do capitalismo ocidental.

Este domínio total de ambas as sociedades passava pelo predomínio de uma razão técnica (operacional) que, alegando estar desmistificando a realidade, extinguia toda capacidade de mediação da razão em relação à realidade empírica. Assim, todo pensamento das sociedades industriais avançadas (caracterização que une, tanto o capitalismo como comunismo de sua época) seria pautado por uma imediaticidade que racionalizava o irracional. Não parecia absurdo à época, por exemplo, que o congresso americano criasse uma comissão para a liberdade que cuidaria de assuntos de guerra.

A afluência criada pela produção em massa das sociedades industriais terminaria por integrar aqueles que outrora haviam sido críticos ao sistema. A dominação e a exploração, então, também assumiam um caráter racional. O avanço científico e tecnológico nos moldes operacionais que Marcuse tanto critica através de sua compreensão dialética da realidade e do conhecimento, passariam a esconder a dominação cada vez mais totalitária destas sociedades.

A liberdade partidária e os direitos civis nos E.U.A esconderiam o fato de que a sociedade se encontrava dominada e controlada por uma irracionalidade produtiva com vistas a um consumo sem limites articulado à publicidade que por sua vez gerariam um massificação alarmante da população.

Nesta conjuntura, as organizações que se opunham ao capitalismo estariam sendo englobadas por este se vendo cada vez mais impotentes frente à eficiência do sistema capitalista.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS


Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013
Cascais