Limites de honra, de J Baptista Nunes.

Limites de honra, de J Baptista Nunes.

**Entrego em Benfica ou envio por correio**

Livro:
-Limites de honra, de J Baptista Nunes.
Sociedade de expansão cultural.
1 edição, 1972.
Tem 134 páginas.
A primeira certeza é de que um livro sobre "sociedade", ou "migração", escrito durante a ditadura é sempre interessante.
Limites da Honra é o título de um livro de teatro, editado em Outubro de 1972 pela editora Parceria A. M. Pereira, da autoria de J. Baptista Nunes, ilustríssimo filho de Pedrógão Grande.
Nesta peça de arte dramática, Baptista Nunes aborda a rápida transformação da sociedade portuguesa nos princípios dos anos 70 do Século XX, provocada por uma mais intensa actividade escolar da juventude e pela emigração em massa. O autor neste romance dramático pôs em confronto dois estilos de vida, um mais conservador e outro mais liberal: «Ressaltam no romance-drama «Limites da Honra duas atitudes que correspondem a uma realidade transitiva do nosso tempo. Duas linhas paralelas de conduta humana a que poderíamos chamar racional e afectiva conforme o predomínio da inteligência ou do sentimento.
Mais concretamente chamaremos à primeira, a linha tradicional-burguesa, na qual o amor de família se impõe aos filhos, restringindo liberdades em favor e com vista a uma melhor estabilidade económica, social e moral no futuro, quer por meio do trabalho útil, quer por meio do estudo de que se faz forte apologia.
A outra atitude é de tendências mais livres. A razão submete-se voluntariamente ao sentimento quando muito intenso. De tendência hedonística é agnóstica à fiscalização profundamente consciente dos problemas relativos ao futuro e mais inclinada a viver intensamente o presente.
Nesta peça de teatro o autor aborda a intensificação escolar em Portugal, a emigração em massa, as diferenças sociais da época, a mentalidade rural e a mentalidade urbana, os conceitos morais e burgueses, não faltando a intriga.

*Exemplar em óptimo estado.
*Contém dedicatória e rubrica do autor.
.
****Entrego em Benfica ou envio por correio*****

Contactar o anunciante

Carlos Lopes

Anunciante desde Abr. 2014
Verificado com 2 820 anúncios publicados Lisboa - Benfica
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio