Os passos da cruz, de Nuno Júdice.

Os passos da cruz, de Nuno Júdice.

*Entrego em Benfica, ou envio por correio.

Livro:
-Os passos da cruz, de Nuno Júdice.
Editado por Dom Quixote.
1 edição.
Tem 124 páginas.
No presente, o narrador, de passagem por Lamarosa a aldeia onde o infortunado casal vivia , tenta reconstruir a vida daquela mulher maltratada e ele próprio se mistura com a vida daqueles que são objecto do seu estudo e da sua curiosidade. São desta forma ultrapassadas as barreiras do tempo (não as do espaço, porque tudo decorre em Lamarosa).
Mas não é só a história de Brás Teles e Antónia que é escrutinada, já que também na existência do narrador há uma relação complexa com Rosa (uma revolucionária obcecado pela revolta do proletariado que deixa para segundo plano a vida pessoal), vivida no tempo da resistência ao regime fascista, relação essa que ele vai recordando (mais do que isso, interpretando) com a ajuda de uma historiadora que reencontra em Lamarosa na actualidade. Essa sua relação perturba-o da mesma forma que a obsessão que nutre por Maria Antónia.
Num ambiente irreal e fantástico, numa viagem nocturna de carro no solitário mundo rural de Lamarosa (ambiente muito bem descrito por Júdice), o narrador encontra a própria Maria Antónia no presente e aí definitivamente as histórias e os tempos cruzam-se.
É possível que me estivesse a acontecer o que alguns cientistas tinham apontado como a dualidade do cérebro; e um dos hemisférios, o oculto, estaria a transmitir ao que funcionava uma cena vivida, nem que fosse numa memória inconsciente, e logo reprimida para que eu tivesse de a reconhecer no futuro, sentindo de modo angustiante a repetição do tempo, como se nada daquilo que vivemos, de facto, fosse novo. Palavras do narrador que ajudam, mais do que qualquer apreciação de um leitor, a entender a essência da novela
Os Passos da Cruz.
Retirado do blog

***Entrego em Benfica, ou envio por correio.

Contactar o anunciante

Carlos Lopes

Anunciante desde Abr. 2014
Verificado com 2 793 anúncios publicados Lisboa - Benfica
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio