Perfil do Marquês de Pombal -Camilo Castelo Branco

Perfil do Marquês de Pombal -Camilo Castelo Branco

"Perfil do Marquês de Pombal"
de Camilo Castelo Branco

Edição comemorativa do 2 centenário da morte do Marquês de Pombal, preparada com base na 1 edição, única feita em vida do autor, e conforme as alterações introduzidas no exemplar de Camilo, emendado pelo seu punho.

Edição de 1982
Lello & Irmão Editores
324 Páginas

A presente edição pretende dar a conhecer uma das facetas menos divulgadas do escritor, a de historiador. Publicado originalmente por ocasião das comemorações do Centenário de Pombal, em 1882, o livro acaba por ser um libelo contra aquele governante e a má gestão da dinastia de Bragança. Para além do seu valor literário, e acima do rigor e isenção que Camilo lhe pretende atribuir, a obra oferece sobretudo estimulante matéria de reflexão sobre uma das épocas mais marcantes da história de Portugal.

«Este livro não pode agradar a ninguém. Nem aos absolutistas, nem aos republicanos, nem aos temperados. Chamo «temperados aos que se atemperam às circunstâncias do tempo e do meio. São os piores, porque são mistos têm três doses da bílis azeda dos três partidos.

São a mentira convencional a máscara. Déspotas para zelarem a liberdade, livres para glorificarem o despotismo.

Escreveu-se esta obra de convicção, e sem partido, com uma grande serenidade e pachorra. Não se ama nem desama alguma das facções e fracções militantes. Sou um mero contemplador da fundição do metal de que há-de sair a estátua da liberdade portuguesa; mas, em meio século, será difícil empresa desagregar o bronze, estreme do chumbo e da escumalha de ferro.

Camilo Castelo Branco, in Proémio

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 835 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio