TEATRO António Torrado // Alguém e Mais Três

TEATRO António Torrado // Alguém e Mais Três

Autor: António Torrado
Obra: Alguém e Mais Três
Editor: Página 4
Colecção: Antestreia
Ano: 2001
Primeira edição
Formato: capa mole
Páginas: 89

Observações: António Torrado [Lisboa, 1939 - Lisboa, 2021]
Poeta, dramaturgo, argumentista e ficcionista, a sua obra ultrapassa os 120 títulos, onde sobressai a produção literária para crianças, amplamente galardoada em Portugal e no Brasil (Prémio da Associação Paulista dos Críticos de Arte de 1994). Ao conjunto da sua obra foi atribuída, em 1988, o Grande Prémio Gulbenkian da Literatura Infantil.
Licenciado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário, profissão de que foi afastado em 1966 por motivos políticos. Esteve ligado ao universo editorial e pedagógico. Partidário da «pedagogia do imaginário, foi fundador de uma escola infantil e básica, pioneira em Portugal do Movimento da Escola Moderna (técnicas Freinet). Foi professor de Literatura Infantil na Escola de Educadores de Infância de Lisboa (1973/74). Em 1974 ingressou na RTP como chefe do Departamento de Programas Infantis. Monitorou cursos de formação de professores em Portugal, na Guiné-Bissau (1976/77), em Angola e em Cabo Verde (1877 a 1980).
Tem colaboração dispersa em jornais e revistas como O Professor, Vida Mundial, África e Vértice, entre outras, e dirigiu o suplemento infantil «Moinho de Vento, do jornal A Capital, entre 1968 e 1972. Como poeta, está representado em diversas antologias.
Foi sócio fundador da Associação Portuguesa de Escritores, do Instituto de Apoio à Criança e da Sociedade Portuguesa de Autores.
Em 1995, O mercador de coisa nenhuma foi incluído no The White Ravens da Internacional Children's Library in Munich. Foi nomeado para o Hans Christian Andersen Award de 2000, atribuído pelo International Board on Books for Young People. Num projecto co-financiado por fundos estruturais da União Europeia, o site História do Dia está disponível desde 5 de Outubro de 2003 com uma história original do autor para cada dia do ano, diariamente contada pelo próprio e traduzida para inglês. - Centro de Documentação de Autores Portugueses
03/2005

Bom estado.
Portes grátis
Pagamento por transferência bancária ou mbway

literatura , teatro
8251
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 083 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio