Literatura de cordel de Manuel Gonçalves

Literatura de cordel de Manuel Gonçalves

Interessado(a)? Então leia com atenção:

Vendo livro "Literatura de cordel de Manuel Gonçalves, o Feiticeiro do Norte", de Danilo José Fernandes, com prefácio de Jorge Freitas Branco.
Natural do Arco de São Jorge - Santana, no norte da Ilha da Madeira, Manuel Gonçalves (1858-1927), por alcunha "o Feiticeiro do Norte", foi agricultor, pedreiro e poeta. Era um homem do povo, analfabeto, cuja poesia popular - considerada por alguns uma reminiscência do jogral medieval, que simultaneamente divertia e censurava - ganhou adeptos por toda a Ilha, que apreciavam o seu estilo muito próprio, pautado pela sinceridade, espontaneidade, limpidez e originalidade, sendo que a sua principal característica foi criar e não repetir.
A sua arte de rimar começou a evidenciar-se perto dos 40 anos, nos arraiais madeirenses, onde a sua veia criadora se cruzou com os sons do rajão e dos ferrinhos. As suas composições originais e pitorescas despertavam grande interesse e constituíam um dos atrativos nas festividades populares da Madeira, de tal modo que a presença de Manuel Gonçalves num arraial motivava a deslocação de muito povo para o ouvir, mesmo de locais distantes. O trovador popular tirou proveito da sua reputação mandando imprimir os seus versos, que depois vendia ao público que o escutava. Os poemas eram impressos nas tipografias do Funchal, sob a forma de folhetos, com edições de largas centenas de exemplares. Foi desta forma, vendendo os folhetos aos romeiros enquanto declamava poesia, que a voz do Feiticeiro do Norte se fez perdurar por gerações consecutivas, sendo, ainda hoje, uma referência da cultura popular madeirense.
Ilustrado.
GFEBN, 248 páginas. 1. edição, 2020.

Valor negociável quando adquirido com outros artigos.

Possibilidade de pagamento via transferência bancária, PayPal ou MBWay.

Atenção: todas as vendas são finais.

É para engonhar? Então espere pelos saldos de 31 de Fevereiro, com descontos na ordem dos 120%! Mas espere sentado(a), que é para não se cansar, está bem?

Em caso de envio, ao valor indicado acrescem:
- 1,50 euros para embalagem e portes de remessa em correio normal; ou
- 3 euros para embalagem e portes de remessa em correio registado.

Não faço envios à cobrança/contra-reembolso, nem com guias de transporte (é que nem vale a pena pedir excepções...).

Enquanto vendedor, é de todo o meu interesse que os meus negócios decorram da melhor forma possível, com mútuo benefício, pelo que recomendo os envios em correio registado.
Por isso, não me responsabilizo por eventuais danos, perdas e extravios, caso tais situações se verifiquem no envio por correio normal quando tal forma de remessa é expressamente pedida pelo comprador.
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

José Santos

Anunciante desde Fev. 2014
Verificado com 561 anúncios publicados Funchal - Sé
Último acesso há mais de 3 diasTempo de resposta superior a 2 dias

Opções do anúncio