Autobiografia de José Luís Peixoto - 1º Edição 2019

Autobiografia de José Luís Peixoto - 1º Edição 2019

Vendo: 9,00 euros - Tem 6 Fotos - Preço na Bertrand 17,70 euros

Estado do Livro: Completamente Novo

Edição: 1 Edição 2019
Título: Autobiografia
Autor: José Luís Peixoto
Editora: Quetzal Editores
Dimensões: 23 x 15 cm
Páginas: 300

Sinopse:

«Contar-me a mim próprio através do outro e contar o outro através de mim próprio, eis a literatura.

Na Lisboa de finais dos anos noventa, um jovem escritor em crise vê o seu caminho cruzar-se com o de um grande escritor. Dessa relação, nasce uma história que mescla realidade e ficção, um jogo de espelhos que coloca em evidência alguns dos desafios maiores da literatura.

A ousadia de transformar José Saramago em personagem e de chamar Autobiografia a um romance é apenas o começo de uma surpreendente proposta narrativa que, a partir de certo ponto, não se imagina como poderá terminar. José Luís Peixoto explora novos temas e cenários e, ao mesmo tempo, aprofunda obsessões, numa obra marcante, uma referência futura.

Críticas:

«Nenhum leitor que se aproxime desta Autobiografia entrará no livro desprevenido. Saberá, para isso existem os meios de comunicação, que um jovem escritor chamado José, talvez o próprio autor quando começava, se encontra com um autor maduro e consagrado, esse sim com nome e sobrenome, José Saramago. Entre ambos, o que não existe fora do livro e o que existiu na vida real e literária, surge uma história de encontros e desencontros numa atmosfera que às vezes lembra, em outro tempo e circunstância, a que José Saramago criou para contar a vida de Ricardo Reis e Fernando Pessoa durante o ano em que ambos morreram. A história de Peixoto, ao contrário da de José Saramago, não é sobre morte, conta uma vida que começa com brios e desejos. O escritor consagrado é a referência, o futuro desejado, que provoca admiração e um incontrolável repúdio: em todas as circunstâncias da vida os mestres são a medida das coisas, o estímulo que precisa de ser combatido para que o aprendiz não fique cerceado. Este livro é a agónica luta do escritor jovem com amores e perdas, aventuras diversas aqui e ali, personagens que vêm de outros mundos, vozes diáfanas e vozes misteriosas, todas elas no compasso do ritmo próprio e já consagrado de José Luís Peixoto.
Pilar del Rio, sobre Autobiografia

Opinião de Leitores:

Autobiografia
Rui Pinto

Achei muito interessante este livro pela forma como José Luís Peixoto interliga os escritores José e Saramago. Um enredo bem trabalhado e complexo, mas sempre com Saramago como personagem central. Há páginas que são autênticos hinos à literatura. Refiro-me concretamente, à homenagem a (Ensaio Sobre a Cegueira), quando José relata a história do livreiro Fritz no avião. Uma leitura a não perder.

Obra-Prima
Catarina Teixeira

Difícil falar sobre obras-primas, e o que serão obras-primas? A musicalidade das palavras, o "som" que ele lhes coloca, sem colocar, a escrita do José Luís Peixoto é fenomenal, apaixonante, extasiante. Sei que coloco agora este comentário aqui e que mais tarde me lembrarei de mais elogios a fazer, mas isso será sempre um problema para mim ao falar deste autor, não há elogios suficientes. Ele é génio, genial, um deus da escrita. Toca nas palavras e nas pessoas causando calafrios, arrepios, é demasiado bom para não ser lido. O livro conta história de um escritor que convidado a escrever sobre outro escritor (Saramago), José Luís Peixoto mostra-nos a sua vida, o seu dia a dia, os seus dilemas de uma forma que só ele consegue fazer.
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 595 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora