O Arco de Sant´Ana de Almeida Garrett - 1º Edição Ano 1999

O Arco de Sant´Ana de Almeida Garrett - 1º Edição Ano 1999

Vendo: 4,00 euros - Tem 5 Fotos

Estado do Livro: Novo - Encadernação com ferros a ouro na capa e lombada

Edição: 1 Edição Ano 1999
Titulo: O Arco de SantAna
Autor: Almeida Garrett
Editora: Livraria Civilização Editora
Dimensões: 21 x 15 cm
Páginas: 222

Sinopse:

Segundo palavras do próprio Garrett, foi enquanto esteve aquartelado no Convento dos Grilos, durante o cerco do Porto, que começou a escrever O Arco de Sant'Ana.

O Arco de Sant'Ana é um romance histórico de Almeida Garrett, baseado na anedota (particularidade curiosa que acontece à margem dos eventos mais importantes, e por isso é pouco divulgada, de uma determinada personagem ou passagem) histórica, segundo a qual Dom Pedro I teria açoitado com suas próprias mãos o bispo do Porto, no palácio episcopal.

A intriga, baseada num trecho da Crónica de D. Pedro I, de Fernão Lopes, decorre no Porto medieval, evocando a vida social e política do burgo, agitada pelos motins do povo. Este era representado pelos mesteirais, conduzidos pelo jovem Vasco e apoiados pelo rei D. Pedro, numa luta contra a oligarquia política, encarnada pelo bispo e seus acólitos, em especial Pêro Cão, cobrador de impostos.

Garrett recriou no século XIV os conflitos políticos e religiosos da sociedade do seu tempo, nomeadamente a reacção cabralista, apoiada pela Igreja, que visava dissolver o liberalismo e restaurar o poderio eclesiástico.

Autor:

João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett, mais tarde 1. Visconde de Almeida Garrett, nasceu no Porto, 4 de fevereiro de 1799 e faleceu em Lisboa, 9 de dezembro de 1854. Foi um escritor e dramaturgo romântico, orador, par do reino, ministro e secretário de estado honorário português.

Grande impulsionador do teatro em Portugal, uma das maiores figuras do romantismo português, foi ele quem propôs a edificação do Teatro Nacional de D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática.

(Custo Justo)
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 283 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio