A Queda de Paris de Ilia Ehrenburg

A Queda de Paris de Ilia Ehrenburg

Vendo: 3,00 euros - Tem 2 Fotos - Preço no Esconderijo dos Livros - Alfarrabista 10,60 euros

Título: A Queda de Paris
Autor: Ilia Ehrenburg
Tradução: Mário Delgado
Editora: Círculo de Leitores
Dimensões: 13cm x 20,5cm
Páginas: 598

Sinopse:

A Queda de Paris, verificámos que se trata de um belo romance, de sólida construção, com aquela abundância de pormenores que caracteriza o grande romance dos séculos XIX e XX e particularmente o romance russo, do qual são paradigmas Tolstoi e Dostoievski.
Mas o insólito é que este romance não se passa na Rússia, passa-se em Paris, com personagens autenticamente franceses. E a verdade é que elas, essas personagens, estão vivamente caracterizadas e não podiam ser russas. E mérito para Ilia Ehrenburg: ele soube ver uma soviedade diferente da sua (do seu país), no plano que mais importa: o plano humanista.
Ao tempo em que ea Queda de Paris fopi concebido e escrito, já por esta nossa Europa (tão semelhante à Antiga Grécia de que fala Homero) cavalgavam os ventos tempestuosos, mas transitórios, como todos os ventos soprados pelas forças regressistas internacionais. Mas Ilia Ebrenburg soube ver na França e no povo francês algo mais do que a critíca aos Laval e aos Pétain. Viu de mais perto os seus acólitos, os colaboracionistas como Breteuil e Joliot, este um cínico consciente que afirmava: "Tout finira bien: je serai pendu à la lanterne et vous, vous danserez avec um marseillais".
Afinal o género humano é igual em todas as latitudes...
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 280 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio