Jubiabá de Jorge Amado

Jubiabá de Jorge Amado

Vendo: 3,00 euros - Tem 4 Fotos

Título: Jubiabá
Autor: Jorge Amado
Editora: Livros do Brasil
Dimensões: 15 x 21 cm
Páginas: 329

Sinopse:

Esta obra representou uma verdadeira revolução no romance brasileiro. António Balduíno, a sua figura central, tornou-se um dos personagens mais populares da novelística do país e Jubiabá foi o trampolim que projectou Jorge Amado no exterior, através de uma série impressionante de traduções.

Jubiabá conta a história de um dos primeiros heróis negros da literatura brasileira. O romance é central na obra do autor: as contradições entre o mundo do trabalho, o conflito racial, a ideologia, a luta e, de outro lado, a cultura popular, o universo das festas, o sincretismo religioso, a miscigenação e a sensualidade vão marcar toda a sua produção.

Jubiabá, história sobre a vida dos negros e da gente humilde de Salvador, tem como protagonista Antônio Balduíno, menino pobre e órfão nascido no morro onde convive com o ex-escravo e centenário pai-de-santo Jubiabá. Ainda criança, Baldo tem o sonho de que, um dia, a sua história seja cantada num ABC, composição popular em louvor de heróis e santos. Quando a sua tia de criação enlouquece, Baldo é entregue à guarda do comendador Pereira. Vivendo confortavelmente na casa nova, tem como companhia a menina Lindinalva, filha do comendador. Certo dia, porém, é obrigado a fugir, e têm início as aventuras que o tornarão famoso.

Durante um tempo, vive como mendigo, pelas ruas. Depois, torna-se o pugilista Baldo, o Negro. Frequenta o Lanterna dos Afogados, bar da beira do cais da Bahia. Compõe e vende sambas. Viaja para o Recôncavo, onde trabalha numa plantação de tabaco. Junta-se a um circo ambulante e coleciona amantes pelo caminho. Mas Baldo permanece fiel ao seu amor platónico por Lindinalva. Graças a um pedido dela que se torna estivador e assume a liderança de uma greve geral em Salvador. Baldo toma consciência de que a escravidão ainda não acabou, erecusa-se a baixar a cabeça.

(Custo Justo)

Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 281 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio