Leitura de bacharéis : índice dos processos

Leitura de bacharéis : índice dos processos

Novo.

Sujeito a desconto na compra de mais do que 1 livro por encomenda (enviamos listas de anúncios a pedido).
Envio para Portugal - correio normal (PORTES GRÁTIS); correio registado (+ valor do registo); à cobrança (+valor da cobrança). Para restantes países (portes a indicar).
Não nos responsabilizamos por extravio em correio não registado.
Pagamento antecipado por transferência bancária ou Paypal.

Leitura de bacharéis : índices dos processos
Lourenço Correia de Matos / Luís Amaral
Pref. Marcelo Rebelo de Sousa
Capa : Nuno Grade
Lisboa : Guarda Mor : DL 2006

"Sinopse:

O núcleo da Torre do Tombo denominado Leitura de Bacharéis é essencialmente constituído por processos de habilitação para servir os Lugares de Letras. Os candidatos aos lugares da magistratura tinham de prestar provas no Desembargo do Paço, antes das quais era instaurada uma inquirição à vida do candidato bem como à sua ascendência. As inquirições, dirigidas pelo Corregedor da Comarca, continham um questionário tipificado que as testemunhas deveriam responder. Os candidatos eram na sua maioria recém-formados pela Universidade de Coimbra que pretendiam seguir a carreira da magistratura. A habilitação era também obrigatória para tabeliães e escrivães.

Estes processos de habilitação tal como os destinados a servir o Santo Ofício ou para admissão nas Ordens Militares ricos em informação genealógica, são importantes documentos para a História Social do País e para a História do Direito Português.

O núcleo é constituído por 11.491 processos inventariados que se encontram organizados por ordem alfabética e distribuídos por 289 maços, com datas compreendidas entre 1640 e 1833..."

Ciências Sociais e Humanas / Direito / Processos

Contactar o anunciante

BOOK4DREAM_CSH

Anunciante desde Jun. 2018
Verificado com 220 anúncios publicados Setúbal - Azeitão (São Lourenço e São Simão)
Último acesso há mais de 3 horas

Opções do anúncio