Terreno com 16.040,00 m2 - rosto do cão (livramento) - ponta delgada

Terreno com 16.040,00 m2 - rosto do cão (livramento) - ponta delgada

Terreno com 16.040,00 m2
todo murado
2 frentes
abastecimento de água
vista mar e serra

rosto de cão é a designação dada ao troço da costa sul da ilha de são miguel, açores, situado nas imediações do ilhéu de rosto de cão, cerca de 5 km a leste do centro da cidade de ponta delgada e prolongando-se para leste até ao limite do concelho da lagoa.

o antigo lugar de rosto de cão deu origem às atuais freguesias de livramento e de são roque, que ainda mantém aquele nome na sua designação oficial que é, respetivamente, rosto de cão (livramento) e rosto de cão (são roque).

na linguagem corrente o nome é hoje apenas usado para designar ilhéu de rosto de cão (que geograficamente falando até nem é um ilhéu, mas uma península) e por vezes a zona habitacional que lhe está mais próxima e deu nome ao miradouro do ilhéu de rosto de cão.

o valor paisagístico do lugar do pópulo promoveu a plantação do pinhal, ainda hoje existente, assim se fixando a única duna que se conhece na ilha de s. miguel.

da invocação da ermida de nossa senhora do livramento deriva o nome atribuído a esta freguesia.

toda a zona vizinha do litoral foi, outrora, um grande areal que sempre aparece todas as vezes que se torna necessário escavar a camada de terra arável que o cobre.

em meados do século xx, a praia do pópulo foi muito beneficiada, realizando-se um trabalho de ordenamento paisagístico.

nos séculos xvii e xviii, os terrenos entre o aglomerado populacional desta freguesia e o mar estavam cobertos de vinhedos, tendo os seus proprietários construído neles casas de veraneio com adega anexa. mais tarde, os vinhedos arruinaram-se.

nos últimos cinquenta anos, lançou-se através destes terrenos uma variante da estrada regional do sul, tornando esta zona numa privilegiada área habitacional.
Ver mais

Contactar o anunciante

comprarcasa | Ponta Delgada

comprarcasa | Ponta Delgada

Anunciante desde Mai. 2017 PRO
Verificado com 172 anúncios publicados Ponta Delgada - Rosto do Cão (Livramento)
Último acesso há mais de 1 diaTempo de resposta superior a 1 dia

Opções do anúncio