Literatura & Cinema, Sérgio Paulo Guimarães Sousa

Literatura & Cinema, Sérgio Paulo Guimarães Sousa

Literatura & Cinema: Ensaios, Entrevistas, Bibliografia, Sérgio Paulo Guimarães de Sousa

Envio pelos CTT após pagamento por transferência bancária ou via MB Way.
Porte de envio em correio editorial gratuito.

A partir sobretudo da Lost Generation, mas também com a escola surrealista, o Neo-Realismo ou o Nouveau Roman, a forma como o ecrã representa o real não se distingue muito da forma do real representada nas letras. Na laboração orgânica dos escritores figura a visualidade cinematográfica e, mais latamente, a fascinação filmofânica.
Na tela, com o fundacional Citizen Kane, a cumplicidade vai ao ponto de não dispensar a literatura como modelo capaz de converter a lente numa «camera-stylo e de, deste modo, transpor para a sétima arte densidades de corpos e de afectos que suporíamos exclusivos do papel.
Destas contaminações e deslumbramentos nos dão conta os textos reunidos neste livro, assim como a bibliografia que os suplementa. Os ensaios tratam das mutações na escrita literária que toma apoio na técnica fílmica e dos filmes intimados a colocarem-se à mercê de um texto-fonte proveniente da literatura.
As entrevistas propõem-nos o testemunho directo da natureza e relevância de tais convergências. Mostram em cartografias tão distintas como as de Adília Lopes, Manuel António Pina, Jacinto Lucas Pires, Artur Ribeiro e Anabela Branco de Oliveira o quanto o potencial semântico das palavras se presta à imagem e o quanto nesta se pode acusar o apelo e o alcance da literatura.

Detalhes do livro:
Editora: Anngelus Novus; 2003; med.: 16 x 24 cm; 94 pg.
Estado: Como novo
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

livrosdinossauro

Anunciante desde Abr. 2016
Verificado com 388 anúncios publicados Santa Maria da Feira - Mozelos
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio