O Malhadinhas de Aquilino Ribeiro

O Malhadinhas de Aquilino Ribeiro

Detalhes da Obra

Título:
O Malhadinhas
Homenagem da Assembleia da República a Aquilino Ribeiro por ocasião da trasladação dos seus restos mortais para o Panteão Nacional, em 19 de Setembro de 2007

Autoria:
Aquilino Ribeiro
Detalhes do Artigo

Estado:
Usado / Capa com ligeiros sinais de manuseamento / Miolo em bom estado / Carimbos de biblioteca e dedicatória de oferta

Capa:
Mole

Editora:
Bertrand Editora

Colecção:
-

Edição:
-

Ano de edição:
2007

Páginas:
224

Idioma:
Português

ISBN:
978-972-25-1631-0
Sinopse

Inicialmente incluído em Estrada de Santiago (1922), O Malhadinhas acabaria por se tornar numa das mais conhecidas obras de Aquilino Ribeiro quando foi publicado em volume autónomo em 1958 (o autor acrescentar-lhe-ia a novela Mina de Diamantes). Em forma de monólogo, a obra conta-nos a história de um almocreve, o Malhadinhas, um serrano rústico, grosseiro e matreiro, que não tem quaisquer problemas em usar a «faquinha que traz à cintura para corrigir o que entende por injusto. Defendendo-se à navalhada e golpes de pau (e por vezes a tiro) dos inimigos com que se vai deparando ao longo dos caminhos e da vida, O Malhadinhas presenteia-nos com uma série de episódios picarescos, num tom coloquial repleto de expressões idiomáticas, trazendo-nos o retrato de um Portugal esquecido.
Excertos
«(...) Danado aquele Malhadinhas de Barrelas, homem sobre o meanho, reles de figura, voz tão untuosa e tal ar de sisudez que nem o próprio Demo o julgaria capaz de, por um nonada, crivar à naifa o abdómen dum cristão.(...)
Críticas de Imprensa

-
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

scoutinho87

Anunciante desde Mai. 2022
Verificado com 9 638 anúncios publicados Sever do Vouga - Sever do Vouga
Último acesso há mais de 1 diaTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio