Terreno 3,061m2

Terreno 3,061m2

Terreno urbanizável na Rua 18 de Fevereiro em Bustos - Oliveira do Bairro com as seguintes características:

Área total: 3.061 m2
Confrontações: a Norte e Sul com terrenos privados, a Nascente Rua 18 de Fevereiro e Poente com caminho.
Localizado em área residencial de baixa densidade (moradias)
Terreno plano com 17 metros de frente, ideal para construção

Confrontante com rua infra estruturada (saneamento, águas sanitárias, eletricidade)
Capacidade para construção de habitação tipo III (moradias) segundo o Regulamento Municipal em vigor (PDM)

Ao tempo de D. João I (1357-1433) Bustos é o nome de um montado localizado no almoxarifado de Aveiro. E em volta dos sobreiros se terão juntado os primeiros habitantes.

Em 1518 o local já será habitado pois o Foral para o concelho da mesa da comenda dansemil dado pelas Inquirições altera o pagamento dos foros nas Mesas e em Bustos, devendo os moradores pagar duas meas de manteiga.

O documento mais antigo (até agora descoberto), enumerando a existência de habitantes remonta a 1527. No Censo da População da Estremadura refere-se que a povoação de Bustos conta seis fogos.

Em 1746, no testemunho relativo a uma visitação da Comenda de Ansemil, elaborado pelo escrivão Inácio da Silva, assinala-se a existência do couto de Bustos, com o privilégio de dispor de juízes ordinários feitos por eleição do povo.

A tradição popular afirma ter existido no centro da localidade um Celeiro Municipal que teria começado por servir para arrecadar os foros devidos à ordem de Malta . De facto existiu no centro de Bustos um edifício que era conhecido pelo nome de Celeiro , mas ainda não foi revelado qualquer documento que comprove a teoria de que o edifício cumpriu funções de Celeiro Municipal .

Com a reforma administrativa de 1898 (depois de ter integrado vários concelhos como os de Soza, Aveiro, Mira, ou Cantanhede) Bustos, ramo da freguesia da Mamarrosa, passa a integrar o restaurado concelho de Oliveira do Bairro.

A revolução republicana de 1910 tem um forte impacto na vida política local, criando as condições para a independência administrativa. A lei nº 942, de 18 de Fevereiro 1920, cria a freguesia de Bustos, consagrando a desanexação de dez lugares da freguesia da Mamarrosa:

Artigo 1.° É criada a freguesia de Bustos, no concelho de Oliveira da Bairro, ficando constituída e limitada pelas povoações de Bustos, Coladas, Sobreiro, Azurveira, Barreira, Picada, Quinta Nova, Póvoa, Cabeço e Porto do Vouga.

No dia 9 de maio de 1920 realizam-se as eleições para os primeiros corpos administrativos da Junta de Freguesia, sendo eleito presidente Jacinto dos Louros.

A Lei nº 80/2003, 26 de Agosto, eleva a povoação de Bustos à categoria de vila.
Ver mais

Contactar o anunciante

Century 21 - Confiança IV

Anunciante desde Jun. 2019 PRO
Verificado com 98 anúncios publicados Oliveira do Bairro - Bustos, Troviscal e Mamarrosa
Último acesso há mais de 10 diasTempo de resposta superior a 1 dia

Opções do anúncio