A era secular, Charles Taylor

A era secular, Charles Taylor

A Era Secular

deCharles Taylor
Estado: novo

Preço: 35 euros
Obs: não está incluído na promoção de novembro

PropriedadeDescriçãoISBN:9789896591045Editor:Instituto PiagetData de Lançamento:julho de 2012

Charles Taylor, vencedor do Prémio Templeton, em 2007, escreveu esta obra, considerada indispensável, sobre a «era secular. Segundo o autor, esta era é caracterizada, não só pela saída da religião do espaço público, mas também pelo facto de que a «crença em deus não é axiomática e que as crenças de um ou outro sinal já não são precondições da existência social e pessoal. Neste sen- tido, o secularismo descreve uma era na qual os preconceitos e pré-julgamentos tradicionais surgem sistematicamente sob um exame crítico.
O autor inicia a obra interrogando sobre o significado de se viver «numa Era Secular. O que significa viver em uma Era Secular para aqueles que vivem no mundo do Atlântico Norte?
Inicialmente, Taylor restringe a sua análise a essa área geográfica, mais especificamente à «cristandade latina, no entanto compreende que a secularidade seja um fenómeno que se estende de maneira diferente e parcial para além do norte do Ocidente. Os países islâmicos, a Índia e a África não são classificados como «secularizados, na perspetiva do autor. A modernidade, diz, promove a secularidade em três formas distintas, mas inter-relacionadas: A religião como questão privada e a sua ausência nos espaços públicos; O abandono de convicções e práticas religiosas; As condições da fé.
Segundo Taylor, foi a chegada do humanismo exclusivo como uma opção disponível que possibilitou a secularização. Esse humanismo é antropocêntrico e define-se como a medida de todas as coisas, parafraseando Pitágoras. Trata-se de uma perspetiva da vida que se concentra na capacidade do homem em construir para si um mundo livre e autónomo de Deus ou do sagrado como explicação da existência. Essa perspetiva que se desdobra ainda mais entre os filósofos da suspeita reafirma, se não a «morte de De

Contactar o anunciante

Livros Usados

Anunciante desde Abr. 2014
Verificado com 211 anúncios publicados Braga - Braga (São Victor)
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio