A escola à prova da sociologia

A escola à prova da sociologia

Sinopse: Desde os anos 1960 que a escola tem sido objecto de numerosas análises críticas, quer científicas, quer políticas. A sociologia da educação expandiu-se nesses anos, numa época em que os responsáveis pelas grandes reformas escolares, um pouco por toda a Europa Ocidental, defendiam a ideia de uma possível democratização do ensino. Tópico privilegiado, como a fábrica ou a cidade, a escola estava então no cerne das preocupações da sociologia geral que iriam testemunhar, entre outros, os trabalhos de Bourdieu ou de Boudon. Teoria da reprodução ou individualismo metodológico? As paixões e polémicas excedem os limites do quadro escolar para se afrontarem sob a forma de visões do mundo. Desde o início dos anos 1980 que os sociólogos, abrindo-se aos horizontes intelectuais da hermenêutica e do construtivismo, sobretudo, começam a conhecer os benefícios do pluralismo interpretativo que Aron já havia tornado célebre. A obra aqui proposta tenta ao longo de sínteses sucessivas traçar as grandes etapas da evolução que conduz a sociologia da educação a uma abertura conceptual que é, aliás, o reflexo de uma transformação do modo de pensar sociológico dominante.
A preocupação maior da autora é mostrar até que ponto é importante seguir o desenvolvimento da sociologia geral para compreender as modificações teóricas que afectaram as investigações relativas ao campo escolar.

Autor: Anne Van Haecht. Colecção Horizontes Pedagógicos, n. 15. Instituto Piaget, 1994. Livro de capa mole, em óptimo estado de conservação (como novo), com 246p. Entrego pessoalmente a comprador na zona de Braga ou envio via CTT (portes incluídos).
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Paula Faria

Anunciante desde Jan. 2013
Verificado com 1 784 anúncios publicados Braga - Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto)
Último acesso há mais de 2 diasTempo de resposta superior a 2 dias

Opções do anúncio