Recriar África

Recriar África

Recriar África

de James H. Sweet

Estado: novo
Preço: 15 euros

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724412832
Editor: Edições 70
Data de Lançamento: março de 2007
Idioma: Português
Dimensões: 156 x 235 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 354

Ao explorar a vida cultural dos escravos africanos na fase inicial do mundo colonial português - com especial enfoque nos escravos oriundos da África Central que sobreviveram à sua viagem para o Brasil - o autor levanta o véu das suas vidas como africanos, e não como novos brasileiros.
James Sweet identifica os ritos culturais específicos e as crenças que sobreviveram à sua transplantação na diáspora afro-portuguesa, e argumenta que estes não foram objecto de crioulização imediata, antes permaneceram caracteristicamente africanos durante algum tempo.
Os escravos transferiram para o Brasil muitas das suas práticas culturais nativas - incluindo estruturas de parentesco, rituais de adivinhação, ordálios, ritos fúnebres, tabus alimentares e sociedades secretas - práticas essas que se mantiveram constantes numa fase inicial, embora os significados dos ritos se tenham transformado à medida que os escravos tentavam lidar com a sua nova situação e ambiente. Esta obra permite um novo olhar sobre a cultura africana na sociedade dos escravos brasileiros, o que, por sua vez, também contribui para que possamos entender melhor o complexo processo de crioulização e sobrevivência cultural.

Contactar o anunciante

Livros Usados

Anunciante desde Abr. 2014
Verificado com 218 anúncios publicados Braga - Braga (São Victor)
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio