A caça aos coelhos e outros escritos polémicos Fernando Lopes-Graça

 16 Mai, 17:21 preço 21

A caça aos coelhos e outros escritos polémicos Fernando Lopes-Graça

 16 Mai, 17:21 preço 21
A CAÇA AOS COELHOS E OUTROS ESCRITOS POLÉMICOS
Fernando Lopes-Graça
Edições Cosmos Lisboa - 1976
Páginas:243
Dimensões: 195x135 mm
Peso: 247
IS 1543325890

Exemplar em muito bom estado.

PREÇO:21.00EUR
PORTES DE ENVIO INCLUÍDOS, em Correio Normal/Editorial, válido enquanto esta modalidade for acessível a particulares.
Envio em Correio Registado acresce a taxa em vigor.

ÍNDICE
ADVERTENCIA
A CAÇA AOS COELHOSO ÚLTIMO TIRO Conclusão e documentação da polemicada com Rui Coelho
OUTROS ESCRITOS POLÉMICOS.
Wagner, músico eclécticol
O crime de reincidência de um crítico musical.
O milagre que Fátima não fez.
Um banquete de homenagem.
Nacionalismo, formalismo e..coelhismo
A tragédia grega e a opereta nacional
Os caprichos de um crítico acerca do «Caprichos de Stravinsky
Semínimas
A questão do Amor Industriaso.
NOTA


ADVERTÊNCIA
Publicado em 1931, nunca o folheto intitulado A Caça aos Coelhos [...] figurou na tábua bibliográfica estampada na quase totalidade das obras literárias do autor. Porquê?, perguntar-se-á acaso. Estaria ele, o autor, arrependido de o haver escrito e dado a lume? Arrependimento não haveria, mas havia um como que pudor da sua parte por se ter envolvido num prélio pouco edificante pela forma como se desenrolou aos olhos do público, embora talvez não de todo pedagogicamente ineficaz.

A polémica, e sobremodo a polémica contundente e algo despejada, não é decerto a melhor maneira de se confrontarem ideias, de se oporem razões, nem de esclarecer o espírito daqueles que desejam ser inteirados do justo curso de uma questão controversa. Contudo, a polémica, mais ou menos aguerrida, mais ou menos enluvada, parece estar-nos, a nós, portugueses, de certo modo na massa do sangue, e talvez se explique pela reacção apaixonada de certas consciências à mesquinbez de um meio intelectual, artístico e social que não tem primado nem por vistas nem por comportamentos exemplares, criando-se permanentemente mitos e equívocos que se é impelido a denunciar.

Os anos de 1930-31 (já antes, e ainda depois) eram um tempo propício à proliferação de tais mitos e tais equívocos. Na arte como em tudo o resto. E o folheto A Caça aos Coelhos, na sequência da peleja musical que lhe está na raiz, é, antes de mais nada, a reacção explosiva e apaixonada (mas não cega, assim o julgamos) de um jovem artista português a um mito e a um equívoco que se alçapremava, e que alçapremavam, às culminâncias de um indisputável valor nacional.

Repetimos que não estamos, nunca estivemos, repesos da atitude tomada então. Simplesmente, entendemos que não valeria a pena ligar ao caso damasiada importância, conferir à questão um relevo e uma projecção que nem o mito, na sua satisfeita vacuidade, nem a denúncia que dele se fazia, no seu arrebatamento algo descontrolado, verdadeiramente justificavam. E por isso o belicoso opusculozinho quase que ficou esquecido. Esquecido do seu autor, mas não de todo esquecido de um certo público - sobretudo de um público de jovens, que dele vieram a ter conhecimento, quer por informação, quer por haverem folheado um que outro exemplar dos que resistiram à traça e que se passaram de mão a mão, ao escrito por vezes se referindo com uma animação toda de juvenilidade.

Parede, Outubro de 1974.
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

V. Oliveira

Anunciante desde Mai. 2017
Verificado com 607 anúncios publicados Coimbra - São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades
Online agoraTempo de resposta inferior a 6 minutos

Opções do anúncio