A ITÁLIA Capitulou? - Carlos Ferrão

A ITÁLIA Capitulou? - Carlos Ferrão

A ITÁLIA CAPITULOU?
Carlos Ferrão
Editorial Século
Lisboa
Páginas: 229
Dimensões: 210x140 mm.

Exemplar envelhecido. Capa manchada, com alguns danos. Miolo amarelecido, algumas folhas com pequenos picos (traça) que não afectam a leitura.

PREÇO: 14.00EUR
PORTES DE ENVIO INCLUÍDOS, em Correio Normal/Editorial, válido enquanto esta modalidade for acessível a particulares.
Envio em Correio Registado acresce a taxa em vigor.

PREFÁCIO
Os acontecimentos encarregaram-se de justificar o titulo deste livro. Quarenta dias depois de ter assinado um armistício que, segundo a declaração prévia dos vencedores, devia traduzir a sua rendição incondicional, a Itália enfileirava ao lado das Nações Unidas, combatendo o Reich sob fórmula da co-beligerância. É frequente, na História, o fenómeno dum país que muda de campo no decurso da batalha. Várias vezes esse fenómeno se terá verificado com a rapidez que caracterizou a evolução do caso italiano nesta guerra.
Derrotada militarmente, a Itália procura extrair da derrota as condições necessárias para que a sua unidade nacional se mantenha e para que se conservem intactas as suas fronteiras naturais. Regressando à prática duma doutrina secular, utiliza para isso as armas subtis da negociação, que lhe deram a independência e a elevaram à categoria de potência de primeiro plano no concerto europeu.
É costume considerar o «sacro egoísmo como uma criação tipicamente italiana, e a «combinazione como uma regra que, no convívio internacional, só os italianos praticam. Todos os povos têm o egoísmo sagrado, que é a essência do seu patriotismo; nenhum deles deixou de praticar a combinação, que é a utilização das rivalidades alheias, sempre que o ensejo se proporcionou.
O povo italiano tem, porém, o instinto colectivo do interesse nacional no mais alto grau e possuí, além disso, uma tradição diplomática que nenhum outro iguala. Foi para esse instinto e para essa tradição que a Itália apelou no momento mais grave da sua existência. Durante vi
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

V. Oliveira

Anunciante desde Mai. 2017
Verificado com 584 anúncios publicados Coimbra - São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta inferior a 13 minutos

Opções do anúncio