O Livro do Rearmamento Enrique Ruiz Garcia

O Livro do Rearmamento Enrique Ruiz Garcia



O LIVRO DO REARMAMENTO
Enrique Ruiz Garcia
Edição: Iniciativas Editoriais Lisboa
Ano -1972
Páginas:175
Dimensões: 205x150 mm.
Peso: 188
IS 1543325890

Exemplar em bom estado.
PREÇO: 9.00EUR
PORTES DE ENVIO INCLUÍDOS, em Correio Normal/Editorial, válido enquanto esta modalidade for acessível a particulares.
Envio em Correio Registado acresce a taxa em vigor.

Capitulo 1

O DILEMA DO PODER NOS ESTADOS UNIDOS

A 30 de Abril de 1789 quando contava 57 anos de vida principiou o mandato do primeiro presidente dos Estados Unidos: George Washington. Naquele mesmo ano começou em França, com as cabeças do governador da Bastilha e do preboste dos mercadores de Paris na ponta das lanças, a Revolução Francesa. Através dessa longa, notável e profunda herança histórica se desenvolveu o mundo actual.
A 20 de Janeiro de 1969 acabados de fazer os 56 anos o trigésimo sétimo presidente dos Estados Unidos, Richard Milhous Nixon, inaugurou um governo que o projectará sobre as duas revoluções que, de uma ou de outra forma, vão transformar a vida humana: A REVOLUÇÃO ATÓMICA E A REVOLUÇÃO ESPACIAL. Sob essa enorme superstrutura de conhecimentos existem mais sábios vivos e actuando nesta altura que todos os que têm vivido desde que o homem é homem- o perigo da guerra, da fome, da discriminação racial,


do imperialismo e do neo-colonialismo persistem em toda a sua dimensão, sob a ingente aventura da conquista do espaço. Como se se se tratasse, em certa medida, de dois mundos, de duas sociedades, de dois universos. Inclusivamente os homens, como diz Josué de Castro, podem ser divididos em atómicos e em pré-atómicos. Enormes distâncias os separam. Quem é, portanto, Richard Nixon?

Francisco de Miranda, um dos mais notáveis precursores da independência das nações de origem espanhola, conheceu Washington nos seus tempos de general. Dizia dele: um homem circunspecto, taciturno e pouco expressivo. Eleito por 69 votos de grandes eleitores> -o voto popular propriamente dito não entrou em conta até à eleição de John Q. Adams em 1825 - de um total de 138, George Washington governou o país no seu extraordinário arranque para o futuro durante dois períodos, quer dizer, até que Thomas Jefferson lhe sucedeu no cargo, em 4 de Março de 1797.

Quem é Nixon? Dele se tem dito - recentemente o sublinhava um comentador político do Herald Tribune que o acompanhara durante a sua campanha eleitoral - que é um homem inescrutável. Earl Mazo, seu biógrafo -Richard Nixon a political and personal portrait-, não duvida em afirmar também que é um homem de intimidade escassa e cujos amigos pessoais são poucos. Richard Nixon nasceu em Yerba Linda -a uns 46 km de Los Angeles, no Estado da Califórnia. Estado que, se fosse separado dos Estados Unidos, passaria a ser, de repente, pelo seu Produto Nacional Bruto-88 100 milhões de dólares em 1967-, o sexto poder económico da terra. No dia seguinte ao seu nascimento houve um eclipse parcial-olhemos Delfos- e a criança gritou tanto que a sua avó - emigrante de origem irlandesa se apressou a dizer, como boa quáquer, que o seu neto seria «pregador ou politico.

Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

V. Oliveira

Anunciante desde Mai. 2017
Verificado com 592 anúncios publicados Coimbra - São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta inferior a 5 minutos

Opções do anúncio