OBRA POLÍTICA DE RAUL PROENÇA Páginas de política Edições do Cinquentenário 1921/1971

OBRA POLÍTICA DE RAUL PROENÇA Páginas de política Edições do Cinquentenário 1921/1971

OBRA POLÍTICA DE RAUL PROENÇA Páginas de política
Edições do Cinquentenário 1921/1971
4 Volumes
Raul Proença
Edição: Seara Nova
Lisboa 1975
P1470
INI6000PV
IS 1543325890

PREÇO: 62.00EUR
PORTES DE ENVIO INCLUÍDOS, em Correio Normal/Editorial, válido enquanto esta modalidade for acessível a particulares.
Envio em Correio Registado acresce a taxa em vigor.

Exemplares em bom estado. Capas com ligeiras marcas de desgaste, miolo limpo em muito bom estado.

Raul Proença

Por Pedro Calafate
Raul Proença foi dos intelectuais mais ativos e influentes durante as primeiras décadas deste século, sempre eivado de inabalável espírito democrático, mas profundamente crítico dos vícios do regime republicano e da corrupção generalizada a que se não mostrava capaz de pôr cobro.
A temática central de toda a sua obra, dispersa por centenas de artigos de revista e jornal, e em múltiplas cartas e manifestos é primacialmente ético-política, encontrando a sua razão de ser no esforço a que se entregou para arrostar de frente com o que considerava a nossa debilidade moral, na qual radicava a preocupante e dramática consciência de decadência do país. Assim, a linha de fundo que dá coerência a toda a sua obra é o socialismo democrático, a par da crítica da moral burguesa e de todas as soluções ditatoriais, de que se destaca a crítica muito ativa ao integralismo lusitano e à emergência do fascismo na Europa, que viria a arrastar o continente para um totalitarismo niilista, destruindo a riqueza criadora da vida, em nome do exclusivismo.
Neste contexto interveniente e reformador, foi colaborador ativo, primeiro, da Renascença Portuguesa, e depois, após a cisão que se seguiu à imposição por Pascoaes do saudosismo como essência do espírito do movimento, da Seara Nova, de que foi fundador. Como escreveu nos primeiros anos da sua atividade, atormentava-o uma atmosfera e um sentimento de mal-estar que era a primeira condição do «movimento e do desejo de «alguma coisa. A causa já tinha sido diag

Contactar o anunciante

V. Oliveira

Anunciante desde Mai. 2017
Verificado com 591 anúncios publicados Coimbra - São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta inferior a 13 minutos

Opções do anúncio