OS CARROS DE COMBATE. Olhando para o futuro Brigadeiro Renato Marques Pinto

OS CARROS DE COMBATE. Olhando para o futuro Brigadeiro Renato Marques Pinto

OS CARROS DE COMBATE. Olhando para o futuro
Brigadeiro Renato Marques Pinto
Separata da Revista Militar
Lisboa 1985
Páginas: 104
Dimensões: 230x160 mm.
Peso: 180
IS 1543325890

Exemplar em bom estado. Tem uma dedicatória do autor
Preço: 16.00EUR
PORTES DE ENVIO INCLUÍDOS, em Correio Normal/Editorial, válido enquanto esta modalidade for acessível a particulares.
Envio em Correio Registado acresce a taxa em vigor.

INTRODUÇÃO
No principio da década de 70 parecia que o avanço técnico dos sistemas de mísseis anticarro iria tirar aos carros de combate a importância que tinham tido até aí nos exércitos modernos. A ideia salientou-se ainda a seguir à guerra do Yom Kippur de 1973, devido a uma interpretação apressada dos seus resultados e ao desconhecimento da história militar no que se refere ao desenvolvimento dos sistemas de armas.

Houve até quem sugerisse que, dada a diminuição de importância das forças blindadas do Pacto de Varsóvia, tornadas obsoletas ou quase pelo contínuo desenvolvi- mento de novas armas guiadas, muito mais baratas que os carros (e o mesmo era referido em relação aos aviões), os países da NATO deveriam «fazer o esforço nessas armas, demonstrando assim intenções nitidamente defensivas e contribuindo para o desanuviamento.

Dez anos se passaram sobre a guerra do Yom Kippur e não se nota qualquer tendência, dum lado ou do outro da Cortina de Ferro, de diminuição da quantidade ou qualidade das forças blindadas, de que o carro constitui o expoente mais sensível. Pelo contrário, os Exércitos que se defrontam no Centro da Europa são totalmente blindados ou mecanizados.

O carro de combate continua a ser considerado um sistema de armas fundamental e é continuamente melhorado quer por desenvolvimento de novos modelos quer por modernização dos tipos correntes, em função das experiências, manobras e conflitos cujas conclusões são projectadas para o futuro em cenários específicos.

Contactar o anunciante

V. Oliveira

Anunciante desde Mai. 2017
Verificado com 584 anúncios publicados Coimbra - São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades
Online agoraTempo de resposta inferior a 13 minutos

Opções do anúncio