Quinta e Herdade T10 1,200m2

Quinta e Herdade T10 1,200m2

À entrada do Parque Natural da Serra da Estrela deparamo-nos com a imponente Casa da Cerca que remonta a finais do século XIX . Mandada erigir pelo Marquês de Gouveia, como presente para a sua mulher, impressiona pela arquitectura clássica e pela aristocracia das suas linhas conferidas pela pedra com que foi construída, a fazer recordar as origens na Cerca do Convento dos Jesuítas, edificado no século XVIII, e que hoje alberga a Câmara Municipal de Gouveia.

A propriedade dispõe da casa principal e outras três mais pequenas rodeadas por uma enorme zona de floresta e arvoredo, com cerca de 16 hectares, onde abundam carvalhos e castanheiros seculares, 12 lagos, diversas fontes e uma capela. Nesta área florestal há 14,5 hectares que estão murados, resguardando os cerca de 1.200m2 de construções, sendo que 950 m2 pertencem à casa principal. Os dois apartamento turísticos têm cerca de 80 m2 cada um e existem duas minas de água. Com o que existe para lá da área murada a propriedade tem 20 hectares e ainda uma moradia, com cerca de 160m2, para reconstruir. O PDM de Gouveia classifica esta área como protegida e permite ainda um aumento em cerca de 10% da área de construção no interior da área murada.

A casa principal dispõe de amplas salas de estar, duas dispensas, casa de jantar, com mesa para 14 pessoas, e garrafeira em cave, duas casas de banho, quarto e um escritório. No 1º piso existem 6 quartos, dois quartos de vestir, uma pequena sala com uma agradável varanda e 3 casas de banho, uma delas feita há dois anos. Todos os quartos e salas dispõem de lareira. No piso mais elevado existe também uma área reservada para empregados de casa e o telhado foi totalmente reconstruído há cerca de 5 anos.

A Casa dos Patos, antiga coelheira da quinta, foi construída há 11 anos e tem, no 1º piso, dois quartos em suite, um deles dispondo de ampla varanda, além de uma sala com Kitchenette , casa de banho social, escritório e um alpendre que possibilita o desfrute dos frescos e agradáveis finais de tarde desta região serrana.

A Casa da Cocheira, antiga casa dos arreios, situada por cima das cocheiras, foi convertida em apartamento T2, com duas suites, cozinha, sala e uma varanda que goza da sombra de uma imponente Tília. A sua construção data de 2015.

A Capela é uma das poucas em Portugal onde ainda podem realizar-se cerimónias religiosas. Encontra-se num excelente estado de conservação.
No complexo da Casa da Cerca existe ainda a antiga Casa dos Caseiros, um edifício com elevado potencial para recuperação.

Todas as casas são abastecidas por duas minas de água que se encontram dentro da propriedade. De qualquer modo, e para garantir uma pressão estável da água que permita ligar eletrodomésticos, todas as casas estão ligadas à rede pública de abastecimento de água.
Localizado em Gouveia, num dos pontos mais elevados do concelho, incrustrado no Parque Natural da Serra da Estrela, perto de importantes zonas vitivinícolas, a Casa da Cerca proporciona um contacto permanente com a natureza única desta região, com vistas deslumbrantes sobre vales e serras circundantes.
Ver mais

Contactar o anunciante

Century 21 - Colombo

Century 21 - Colombo

Anunciante desde Abr. 2014 PRO
Verificado com 254 anúncios publicados Gouveia - Gouveia (São Pedro e São Julião)
Último acesso há mais de 15 dias

Opções do anúncio