Ilustração "Pop Brands" - 70x50 cm

Ilustração "Pop Brands" - 70x50 cm - 35141155

 23 Set, 22:48

60 €

Ilustração "Pop Brands" - 70x50 cm

Ilustração "Pop Brands" - 70x50 cm - 35141155

23 Set, 22:48

60 €

A pop art foi uma viragem e um marco na arte. Elementos banais e objectos de consumo feitos em série passaram a ser tratados e vistos como arte. Pretendia-se que finalmente houvesse uma democratização dos objectos artísticos, nomeadamente devido à questão da reprodução (serigrafias). A Pop Art procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a cultura pop e aproximando-se do chamado kitsch. Desta forma, está subjacente uma crítica à sociedade de consumo. Houve até referências a naturezas-mortas compostas com produtos comerciais.
A Pop art é visualmente muito forte, quer pelas formas, quer pelas cores saturadas, intensas e vibrantes. Os desenhos são gráficos e sintéticos, usando-se símbolos massificados pela publicidade e pelo consumo. A técnica da colagem era também muito recorrente.
Esta composição segue uma estética pop art, sendo também um reflexo da sociedade actual, do mundo das marcas e do consumo.
Feito com ilustração e colagens digitais.

Ilustração de autor, impressa em papel fotográfico e assinada.
Sem moldura.

Vários formatos /valores:

70 x 100 cm
50 x 70 cm
40 x 60 cm
40 x 50 cm
i30 x 40 cm

Este projecto nasce de uma paixão pelo universo da ilustração com colagens. É um tipo de registo cru e espontâneo, que permite ilimitadas possibilidades de experimentação no que diz respeito à descontrução e (re)construção da imagem. Os fragmentos são recortados e descontextualizados e, quando inseridos noutro contexto, transfiguram-se. É neste jogo que reside a beleza da colagem. Os fragmentos provenientes de diferentes contextos juntam-se a outros fragmentos no jogo das experimentações, formando figuras que, no seu conjunto, criam a história. Os grafismos Pop Art e Vintage são uma grande influência.

Escolhi o nome glueglue para o projecto por me transportar para o universo infantil das colagens.

Estas composições têm direitos de autor reservados a Maria João Faustino. São feitas com ilustração e colagem. Embora haja colagens manuais, as composições são feitas na sua maioria em suporte digital (Photoshop e Illustrator), são impressas em alta resolução com tintas de longa durabilidade em tela de artista matte ou papel fotográfico e preparadas para vários tamanhos. As telas já têm estrutura em madeira, grade de pinho de 4cm de espessura e acabamento no verso com fita craft.

Sou licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Trabalho na área há cerca de 15 anos e há 8 comecei a desenvolver este projecto.



Maria João Faustino

Anunciante desde Nov. 2021
Verificado com
Leiria
Último acesso há 13 dias
Tempo de resposta inferior a 24 minutos