O Ultramar Secreto e Confidencial - José Filipe Pinto


Especificações


Descrição

Autor: PINTO, José Filipe
Titulo: O Ultramar Secreto e Confidencial
Coimbra, Almedina, 2010
Prefácio: Adriano Moreira (1922 - 2022)
478 pp.
23 cm x 16 cm
primeira edição
Tema: Administração colonial portuguesa
Estado: Livro em bom estado. Contém assinatura de posse no frontispício
nota: Livro esgotado no editor
Portes grátis
Pagamento por transferência bancaria ou mbway
...
Da contracapa:
«O ULTRAMAR SECRETO E CONFIDENCIAL assume-se como um estudo sobre a forma portuguesa de administrar um Império que sobreviveu quase três décadas ao disfuncionamento do sistema em que se inseria - o Euromundo.
Verba volant, scripta manent - as palavras voam, os escritos ficam - talvez seja a frase apropriada para explicar o tipo de fontes que esta investigação privilegia - os telegramas trocados entre Salazar, os Ministros das Colónias ou do Ultramar e os Governadores do Império. Esses telegramas, para além de fontes directas, ou seja, da responsabilidade de intervenientes no processo, constituem, devido à circunstância de serem secretos e confidenciais, uma fonte inadvertida porque usada com finalidade diferente da originalmente reservada. Porém, como a obra apenas procura compreender o modelo de gestão do Império, recusa o sensacionalismo, dá a conhecer factos e, sem enjeitar a crítica ou a denúncia do passivo, reconhece o activo decorrente de algumas visões assertivas.»
...
Sobre o autor retirado com a devida vénia do site da editora:
«José Filipe Pinto, Professor Catedrático e Medalha de Ouro da Universidade Lusófona, instituição onde é diretor da licenciatura em Sociologia e foi diretor dos mestrados em Diplomacia e Relações Internacionais e em Ciência Política, Cidadania e Governação e da licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais. É Académico de Número da Academia Internacional da Cultura Portuguesa e Fellow of the Social Science Research Council of Open Association of Research Society (USA). Na sua produção científica, que já foi lida em mais de uma centena de países, constam dezoito livros, cerca de três dezenas de capítulos de livro, maioritariamente em língua inglesa, publicados em editoras como a Springer Nature e a Elsevier, e mais de quatro dezenas de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. Participa semanalmente no Think-Tank «A Cor do Dinheiro» e, depois de ter colaborado durante vários anos com diferentes meios de comunicação social, em janeiro de 2026 passou a ser analista de política internacional no Canal NOW, em regime de exclusividade.»

R

Ricardo Bartolomeu

Anunciante desde Nov. 2019
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 3 horas
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 3 horas

Serviços adicionais

Verifique as melhores opções de crédito ou seguro para o seu caso.


Localização

Leiria - Leiria - Santa Eufémia e Boa Vista

R

Ricardo Bartolomeu

Anunciante desde Nov. 2019
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 3 horas
Tempo de resposta superior a 1 hora Último acesso há mais de 3 horas