Móvel Contador c/ trempe, em pau santo - Genuíno - Brasil Sec. XIX

Móvel Contador c/ trempe, em pau santo - Genuíno - Brasil Sec. XIX

Móvel Contador com trempe, em pau santo (maciço e chapeado) - Genuíno do Sec. XIX, originário do Brasil - de torcidos e tremidos, com oito gavetas simulando doze.

-- DESCRITIVO: Gavetas e laterais com almofadas salientes. Trempe com saiais recortados e vazados com rico entalhe em enrolamentos vegetalistas. Pernas e travessas torneadas com bolachas e elementos em espiral. Amarração retangular dos pés com torcidos e torneados. Decoração com ferragens recortadas e rendilhadas em latão em forma de filigrana, uma influência da Índia, que aplicadas no pau-santo, uma madeira muito escura, fazem um contraste que é exclusivamente português...

Os contadores com a forma que vemos nesta peça foram manufaturados em Portugal a partir da segunda metade do século XVII e pelo século XVIII fora. Posteriormente, nos finais do século XIX, houve um revivalismo deste mobiliário seiscentista e tornou-se outra vez moda mobilar escritórios ou salas à moda do Século XVII.

O contador em venda é um exemplar dos finais do século XIX, feito ao gosto da segunda metade de seiscentos.

-- DIMENSÕES: Largura 1,10 m x Profundidade 0,50 m x Altura 1,50 m

-- CONDIÇÃO: Excelente. Restaurado há poucos anos. Necessita apenas de limpeza profissional adequada.

-- LOCAL: Armazém na Malveira da Serra, concelho Sintra, distrito Lisboa onde pode ser visto mediante marcação prévia. Levantamento no local com pagamento em numerário - ou através de MB - no ato de entrega. Transporte a cargo do cliente.

-- TRANSPORTE Opcional: Dentro de um raio de 7-10 Km, transporte de porta a porta com um acréscimo de 35 euros. Para distâncias maiores: A combinar.

-- Muito OBRIGADA pela atenção dedicada a este meu anúncio. Por favor veja também os meus outros anúncios aqui no CUSTOJUSTO e/ou não hesite em contatar.

-- OBS. FINAL: Para informação recomendo a leitura da obra Mobiliário português: roteiro: Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: IMC, 2000.

Contactar o anunciante

IF

Anunciante desde Dez. 2011
Verificado com 98 anúncios publicados Lisboa - São Domingos de Benfica
Último acesso há mais de 4 dias

Opções do anúncio