1970's/ARTE SURREALISTA de Figueiredo Sobral/Escultura Cabeça Feminina

1970's/ARTE SURREALISTA de Figueiredo Sobral/Escultura Cabeça Feminina

A arte modernista/surrealista está a regressar em força tanto no meio dos designers como no dos colecionadores de Arte moderna e/ou Contemporânea ou, também para os amantes de Arte que pretendem obter um efeito decorativo "surpreendente" e distintivo seja nas suas casas seja nos seus escritórios...

Em venda esta PEÇA ÚNICA e RARA do Mestre surrealista português Figueiredo Sobral (1926/2010): Escultura Anos 70, antes da sua ida para o Brasil

-- Designação: "Cabeça Feminina"
-- Material: Escultura em resina sintética e pigmentos assente em plinto de mámore travertino
-- Marcas: Assinada no plinto
-- Dimensões: Aprox. 62 cm / 75 cm
-- Proveniência: Coleção particular

É uma peça exemplar da técnica de modelismo para formar e "erguer" um notável trabalho de escultura. Em excelente condição, a peça realça-se por si própria em qualquer espaço decorativo devidamente articulado para o efeito

-- Sobre o ARTISTA: Pintor, desenhista, tapeceiro, gravador, escultor, ceramista, cineasta

José Maria de Figueiredo Sobral (1926/2010) nasceu em Lisboa e estudou artes gráficas na Escola Secundária Artística António Arroio onde foi aluno de Lino António, Paula Campos e Rodrigues Alves entre outros.

Até os 20 anos, trabalhou com publicidade e ilustrações, além de escrever poesias, textos teatrais e ser cineasta; criou os próprios cenários e maquetas... e convive com o grupo surrealista português, composto por Antônio Maria Lisboa e Cesariny Vasconcelos.

A sua primeira exposição individual foi em Castelo de Vide em 1952. Desde então os seus trabalhos foram expostos e vistos em muitas mais exposições quer em grupo, quer individuais.

No final da década de 1960, monta um atelier dedicando-se primeiro à escultura e, depois, à cerâmica. É também co-fundador da Revista Minotauro e colaborador gráfico do Diário de Notícias E. N. P. Crítico do regime salazarista, é preso várias vezes por razões políticas.

forte vinco de sarcasmo, com monstros de cabeças geométricas ... Esculturas de ferro com corpos esquemáticos e filiformes. Assim cria o artista um mundo estranho irreal, por vezes grotesco, por vezes tenebroso in "Crítica de Artes Plásticas", por F.P amplona, 23/1/1969, E.N.R

Em 1975 muda-se para Americana, São Paulo onde, a convite do ex-prefeito R. Biasi executa uma escultura para a entrada da cidade.

As suas obras constituem monumentos integrados em espaços urbanos ou decoram lugares públicos, sobretudo em Portugal e Brasil.

Os seus desenhos e gravuras, aguarelas, colagens, cerâmicas, tapeçarias, pinturas murais e esculturas, pertencem actualmente a acervos de arte estatais, institucionais e empresariais privados e coleções particulares Europeias, Americanas, Médio Oriente e Australianas.

Nomeadamente, obras expostas no Boston Museum, The Art World Gallery, Michigan e Interart Gallery, Miami, e também em coleções privadas em Portugal, Antuérpia, Bruxelas, Paris, Toulon, São Paulo e Chicago

Prémio MAC2000 Carreira, atribuído pelo Movimento Arte Contemporânea, Lisboa.

Conforme as suas próprias palavras Figueiredo Sobral poderá definir-se como um "surrealista barroco"

-- PREÇO: Conforme anunciado. Negociável se for uma proposta séria...

-- LOCAL: Laranjeiras, Lisboa. Levantamento em mão no local com pagamento no ato da entrega. Transporte a cargo do comprador.

-- Muito OBRIGADA pela atenção dedicada a este meu anúncio. Para qualquer questão ou detalhe pertinente, não hesite em contatar.

Contactar o anunciante

IF

Anunciante desde Dez. 2011
Verificado com 79 anúncios publicados Lisboa - São Domingos de Benfica
Último acesso há mais de 3 horas