28 Livros Policiais Antigos da Colecção "Escaravelho de Ouro"

28 Livros Policiais Antigos da Colecção "Escaravelho de Ouro"

Vendo 28 livros policiais antigos da Colecção "Escaravelho de Ouro", do N 1 ao N 28, da Editorial Édipo, em bom estado.

Na foto 7 detalhe dos títulos; Dimensões de capa: ~16 cm x 11 cm

Só vendo conjunto dos 28 livros.

Pagamento em dinheiro contra entrega em Lisboa-Parque das Nações; envio pelos CTT com transferência bancária prévia e portes a suportar pelo destinatário.

"
A "Escaravelho de Ouro" foi concebida por um grande editor português, Joaquim Figueiredo de Magalhães (1916-2008), que tinha criado a Édipo, que lhe serviu quase exclusivamente para publicar a "Escaravelho de Ouro" que durou apenas cinco anos e ficou-se por 40 livros.

A ilustração das capas ficou a cargo do pintor e ilustrador Roberto Araújo Pereira (1908-1969), contemporâneo e amigo de Almada Negreiros e homem de múltiplos talentos que criou, para a "Escaravelho de Ouro", 18 capas que podem bem considerar-se, quase sem excepção, pequenas obras-primas do género. As restantes capas da colecção, algumas delas também notáveis, são todas de Rosa Duarte, à excepção da do último número, assinada pelo pintor Marcelino Vespeira, que fora, em 1949, um dos artistas representados na primeira exposição do Grupo Surrealista de Lisboa.

Do ponto de vista da selecção de autores, a "Escaravelho de Ouro", cujo título evoca o conto homónimo de Egar Allan Poe, é uma colecção ecléctica, mas na qual é difícil encontrar um livro medíocre.

A "Escaravelho de Ouro" procurou ainda distinguir-se da concorrência através de pequenos detalhes, como o de publicar notas biográficas (ou supostamente autobiográficas) dos autores. E tinha ainda o hábito de fazer preceder os romances de uma lista das respectivas personagens, que muitos leitores desprevenidos terão pensado que eram traduzidas do original, redigidas num registo bem humorado e de sabor surrealista.
"

Contactar o anunciante

AGonçalves

Anunciante desde Mar. 2019
Verificado com 101 anúncios publicados Lisboa - Parque das Nações
Último acesso há mais de 5 diasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio