Foto muito antiga de barco Chain & Obus. Truelove Photo (sec XIX)

Foto muito antiga de barco Chain & Obus. Truelove Photo (sec XIX)

N 14832 Foto muito antiga de barco Chain & Obus. Truelove Photo 182. 30x25cm. 21x16,5cm o suporte. Falta de um canto de suporte.

Um barco de corrente ou rebocador de corrente era um tipo de embarcação fluvial, usado na segunda metade do século XIX e na primeira metade do século 20 em muitos rios europeus, que fazia uso de uma corrente de aço colocada ao longo do leito do rio para sua propulsão. A corrente era puxada por uma máquina a vapor montada a bordo e permitia ao barco rebocar uma série de barcaças.
A corrente foi retirada da água por uma barreira na proa do navio e conduzida pelo convés ao longo do eixo do navio até o motor da corrente no meio do navio. A transferência de energia da máquina a vapor para a corrente geralmente era realizada com um guincho de tambor. Dali, a corrente foi conduzida pelo convés para outra barreira na popa e baixada mais uma vez para o rio. Movendo a lança de popa e os dois lemes, dianteiro e traseiro, de um lado para o outro foi possível recolocar a corrente no centro do rio novamente, mesmo nas curvas do rio.


Portes Grátis

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 289 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio