Os Gatos , Inquérito á vida Portuguesa, 1893

Os Gatos , Inquérito á vida Portuguesa, 1893

N2612 - Publicação original , Os Gatos , Inquérito á vida Portuguesa, 2 série n 2, 28 Setembro de 1893 .

Fialho de Almeida (1857-1911), não é apenas um notável prosador, mas também para um dos mais esquecidos precursores da nossa modernidade. A sua obra hoje mais conhecida é porventura Os Gatos, uma série de 57 folhetos panfletários de "inquérito à vida portuguesa" que editou entre 1889 e 1894.
Com o seu humor corrosivo, Fialho de Almeida zurziu em muitos dos seus contemporâneos, incluindo Eça de Queiroz, e também foi atacado quanto baste, sobretudo no final da vida, quando, nas vésperas da República, se tornou um defensor assumido da ditadura de João Franco. Ainda assistiu à implantação da República, que não o entusiasmou excessivamente. Achava, de resto, que "em países cultos e com uma noção definida de liberdade, república e monarquias constitucionais são tabuletas anunciando uma só mercadoria".
A obra de Fialho de Almeida tem sido vista - e ele próprio a terá visto - como fragmentária e de qualidade desigual, mas esse seu carácter um tanto anárquico é justamente um dos aspectos que levará a primeira geração modernista, e sobretudo o próprio Fernando Pessoa, a render-lhe homenagem. Várias das comunicações deste congresso associam justamente Fialho de Almeida a Pessoa, e em particular ao seu semi-heterónimo Bernardo Soares, seu confesso admirador.

Portes Grátis

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 289 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio