Relógio bronze pêndulo Claude Gallé Napoleão 1807

Relógio bronze pêndulo Claude Gallé Napoleão 1807

Relógio monumental cinzelado e dourado com mostrador rotativo feito para a Exposição de 1807, uma composição de André Gallé para o Imperador Napoleão com base em mármore verde e duas figuras femininas de bronze frontal, símbolo da Liberdade segurando uma faixa de cabeça com a inscrição "L'oubi du Temps".
A figura maior, uma escultura de Jean-Simon Bourdier é de ma mulher segurando uma coroa de flores numa mão e escondendo com uma pequena cortina as horas que aparecem na janela do mostrador e parte superior cercada por louro duplo.
As três figuras representam as Horas, na mitologia grega, um grupo de deusas que presidem às estações, personificando a ordem do mundo. Eunomia representa a lei, Irene representa a Paz e Dice a Justiça.
Esta peça é referida no livro «La Pendule Française 2nd Partie: Du Louis XVI à nos jours TARDY - La Pendule française 1949.
O título do relógio «L'Amitié couvrant les heures é mencionado no examplar do Musée National du Château de Malmaison, o título alternativo «L'Amour couvrant les heures é mencionado no Museu de Masséna de Nice.
Mecanismo completo e a funcional. Relógio revisto recentemente.

Claude Galle (1750a1815)
nasceu em Villepreux, perto de Versalhes, foi um fabricante de bronzes na Rue Vivienne No. 9 em 1907. Um dos mais importantes fundidores de Luís XVI e Império Napoleónico.
Claude Galle nasceuu em Villepreux, perto de Versalhes e serviu como aprendiz em Paris com Pierre Foy, e em 1784 casou-se com a filha de Foy. Em 1786 tornou-se mestre fundidor . Após a morte de seu sogro em 1788, Galle assumiu sua oficina, logo transformando-a em uma das melhores, e empregando aproximadamente 400 artesãos.
Galle mudou-se para o Quai de la Monnaie (mais tarde Quai de l'Unité), e depois em 1805 para a rua Vivienne 60.
Projetou o mobiliário dos Palácios Reais de Fontainebleau, Tulherias, Compiègne e Rambouillet, Quirinale em Roma e Stupinigi em Turim.
Claude Galle obteve uma medalha de bronze na Exposição de produtos Indústria de 1806 com este relógio, um dos outros examplares é mantido no museu do castelo Malmaison.
Galle colaborou com Antoine-André Ravrio e com Jean Hauré.

Antoine André Ravrio (1759 a 1814)
mestre escultor em bronze, criador de '«L'Amour couvrant les heures, tornou-se famoso pelos bronzes e pela prestigiada clientela (como Napoleão Bonaparte).

Jean-Simon Bourdier (? a 1839)
um dos mais geniais relojoeiros parisienses estabelecido na rua Mazarine a partir de 1801 e fez uma série de relógios extremamente complexos
O seu primeiro relógio foi de caixa longa com indicações astronômicas e pêndulo compensador em 1788.
Entre outras criações um relógio musical que soava em flauta e piano tocando 12 músicas diferentes, feito para o rei Carlos IV da Espanha, assim como outro que tocava 16 músicas e indicava o tempo em numa reprodução da coluna de Trajano em torno da qual o sol girava a cada 24 horas e com fontes.

Fundidor: Claude Galle
Relojoeiro: Jean-Simon Bourdier
Escultor: Antoine-André Ravrio
Dimensões: Altura 51,5 cm comprimento 32,5 cm largura 15 cm
Estilo: Império / Napoleão I
Materiais e Técnicas: Bronze, latão, mármore, metal, vidro
Origem: França
Período: circa 1805
Estado: Bom. Mecanismo completo e a funcional. Relógio revisto recentemente.

Envio para todo o país corretamente embalado.

Contactar o anunciante

Castro

Anunciante desde Mar. 2024
Verificado com Lisboa - Arroios
Último acesso há mais de 3 horas

Opções do anúncio