Villa Nova de Baronia Postal de 1908

Villa Nova de Baronia Postal de 1908

N 19683 Villa Nova de Baronia Largo de Nossa Senhora da Conceição. Postal antigo circulado datado de 6/6/1908. Edição de Alberto Malva. Lisboa, n 52.
Vila Nova da Baronia é uma freguesia portuguesa do município do Alvito, situada no Baixo Alentejo, com 128,33 km de área e 1 245 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 9,7 hab/km. Situa-se a pouco menos de 150 km a sul da capital do país, Lisboa, e a cerca de 40 km da sede de distrito, Beja.
Outrora foi chamada Vila Nova de Alvito, Vila Nova a par de Alvito e Vila Nova a par de Viana, tendo recebido o actual nome no século XVIII, por fazer parte dos domínios do barão de Alvito. Foi vila e sede de concelho entre 1280 e 1836. Era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 704 habitantes.
A povoação é muito antiga e existem vestígios que datam da época dos romanos, tal como a ponte romana (presume-se ser da época romana, pelas suas caracteristícas arquitéctónicas) situada a menos de 300 metros da vila, bem como outros vestígios encontrados perto da Ermida de Santa Águeda, que dista cerca de 1 km da localidade.
Vila Nova da Baronia teve o primeiro foral atribuído pelo provincial da ordem de Santa Trindade, a 18 de Agosto de 1280 (II Maço de forais antigos n. 2 e n. 3). O novo foral foi-lhe atribuído por D. Manuel I em Lisboa a 20 de Novembro de 1516, conforme o que consta no Livro de Forais Novos do Alentejo (III 100 V, col. I).
Não há dúvida alguma que o povoamento do território desta freguesia ascende a épocas não apenas anteriores ao século XII, mas que remontam por certo a épocas anteriores à ocupação romana.
Vila Nova da Baronia teve, inicialmente, o nome de "Vila Nova de a par de Alvito" e, depois, "Vila Nova de Alvito", passando em 1708 para o actual nome de Vila Nova Da Baronia por pertencer ao mesmo donatário, Conde e Barão de Alvito.
Foi elevado à categoria de concelho no mesmo ano de 1708, o qual foi extinto em 1836, passando a ser parte integrante do actual concelho de Alvito. Existe como recordação dos 128 anos em que foi concelho, o Pelourinho, hoje colocado na praça da República e classificado de monumento nacional.
Outro dos monumentos de grande relevância é a Igreja Matriz, que alguns historiadores afirmam ter sido edificada no século XIII, mas que outros apontam para os séculos XVI e XVII. A sua planta é quadrangular e possui uma única abóbada de berço, bem como vários frescos de grande valor artístico. A ermida de Sant'Águeda, a 1,5 km da vila, também tem no seu interior frescos de enorme valor artístico, bem como nos arredores desta ermida foram encontrados possíveis vestígios que remontam à ocupação romana.

Portes Grátis

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 289 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio