"A Arte no Século XX" 2 Volumes de Hélène Lassalle - 1ª Edição de 1987

"A Arte no Século XX" 2 Volumes de Hélène Lassalle - 1ª Edição de 1987

"A Arte no Século XX" 2 Volumes
de Hélène Lassalle

1ª Edição de 1987
Edições 70
Coleção A Gramática dos Estilos
66 + 66 Páginas

1º Volume
- De 1900 à Segunda Guerra Mundial

2º Volume
- Do Após-Guerra a Beaubourg

Hélène Lassalle nasceu em 27 de maio de 1943 em Toulouse.

Após formação em clássicos e história da arte, Hélène Lassalle participou do concurso para curadores de museus franceses em 1966.

Os primeiros anos da sua carreira, 1968-1977, decorreram em museus regionais, com actividades principalmente orientadas para a arte do século XX ( exposições, publicações, conferências e ensino): responsável pela gestão do Museu de Pintura e Escultura de Grenoble e depois do de o Museu Nacional Fernand Léger em Biot.

De 1977 a 1979, foi curadora da Fundação de Ménil em Houston, Texas.

De volta à França, Hélène Lassalle é responsável pela coleção de arte americana do Museu Nacional de Arte Moderna Centro Georges Pompidou, em Paris.

De 1984 a 1990 foi curadora do Departamento de Museologia, do departamento de ação cultural da Direção de Museus da França.

Em 1990-1991, responsável pela missão ao diretor dos museus da França como secretária-geral do Projeto de Desenvolvimento dos Museus da França, coordenou, contando com um grupo de consultores, a modernização da administração dos museus no âmbito do nova descentralização.

Paralelamente, desenvolve trabalhos de reflexão sobre a museologia e sobre o discurso sobre a arte com investigadores da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais, em Semiótica Estrutural por um lado no Seminário AJ Greimas (investigação em grupos de trabalho em semiótica não-verbal) e em Sociologia da arte no grupo de investigação EHESS CNRS de Raymonde Moulin.

Hélène Lassalle participou como curadora convidada durante três anos na pesquisa iniciada por um grupo de psicanalistas discípulos de JB Pontalis, sobre o historiador de arte norte-americano Meyer Schapiro

De 1991 a 1997 foi curadora-chefe do Musée national Picasso-Hôtel Salé em Paris, depois de 1998 a 2005, do C2RMF (Centro de Pesquisa e Restauração dos Museus da França), como chefe do Departamento Moderno e arte contemporânea.

Organiza exposições, em França e no estrangeiro, e publicações sobre arte do século XX : Fernand Léger, Picasso, etc.

As suas viagens como secretário-geral da AICA entre 1981 e 1989 foram a oportunidade para organizar exposições e escrever artigos de crítica de arte sobre artistas jovens ou pouco conhecidos, nomeadamente da América Latina, experiências que levaram à criação e acompanhamento de um projecto para uma possível Museu de Artes das Américas na Martinica (missão do Ministério da Cultura em 2000-2002: prefigurando exposição itinerante na América Latina e nas Índias Ocidentais, conferência de reflexão sobre o projeto na Martinica em janeiro de 2002).

Hélène Lassalle lecionou ao longo de sua carreira na École du Louvre.

ESGOTADOS NAS LIVRARIAS

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 875 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio