"A Árvore das Palavras" de Teolinda Gersão - 1ª Edição de 2000

"A Árvore das Palavras" de Teolinda Gersão - 1ª Edição de 2000

"A Árvore das Palavras"
de Teolinda Gersão

Ilustrações de Maia

1ª Edição de 2000
Publicações Dom Quixote
190 Páginas
Dimensões: 250 x 300 x 20 mm
Capa dura forrada a linho verde com sobrecapa de proteção
Ilustrado

A árvore das palavras é um retrato de Lourenço Marques, antes da guerra colonial e já depois do seu começo. É um livro sobre o fascínio de África e da cultura africana, sobre a mistura e o choque de culturas e também uma história perturbadora sobre o paraíso que se converte em pesadelo. Um livro mágico sobre a infância, à qual não se pode voltar, a não ser através do milagre da literatura.

---
Teolinda Gersão estudou nas Universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim, foi leitora de português na Universidade Técnica de Berlim e professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde lecionou Literatura Alemã e Literatura Comparada. Viveu três anos na Alemanha, dois anos em São Paulo, Brasil, e conheceu Moçambique e a cidade de Lourenço Marques, onde decorre o romance A árvore das palavras. É autora de 20 livros e a sua obra encontra-se traduzida em 20 países. Considerada uma das maiores escritoras portuguesas da atualidade, foi galardoada com os mais prestigiados prémios literários nacionais, nomeadamente o Grande Prémio de Romance e Novela da APE, o Prémio do PEN Clube (1981 e 1989), o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, o Prémio Fernando Namora (1999 e 2015) e o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2017 pelo conjunto da sua obra.
Foi escritora residente da Universidade de Berkley em 2004.
Alguns dos seus contos e livros têm sido adaptados ao cinema e ao teatro e encenados em Portugal, na Alemanha e na Roménia.
Em 2018, foi-lhe atribuído o Marquis Lifiteme Achievement Award e, em 2023, venceu a 28.ª edição do Grande Prémio de Literatura com o livro O Regresso de Júlia Mann a Paraty.

---
Nasceu em Moçambique em 1941. Estudou em Moçambique, África do Sul, França e Estados Unidos. Pintou e fez exposições nos vários países onde viveu, como os Estados Unidos, Brasil, Checoslováquia, Portugal, Espanha, e Itália, entre outros. Realizou duas exposições itinerantes na Ásia - Índia, Tailândia, China, Coreia e Japão.

No ano 2000 publicou um livro de arte sobre a sua carreira como pintora, As Festas Secretas. De 2006 a 2008 Maia escreveu, em português e em inglês, e ilustrou três livros infantis O Quadro Que Não Quer Acabar, O Cão Que Joga Xadrez, e Nicolas & Nyoka. O Quadro Que Não Quer Acabar recebeu o prémio Ler Mais do Plano Nacional de Leitura.

Em 2009 surgiu uma nova fase abstracta na pintura de Maia, ao mesmo tempo que começou a trabalhar com aguarelas. Em 2010 foi bolseira da Fundação Civitella Ranieri, passando seis semanas no castelo do século XV da Fundação, na Umbria. Ali continuou a trabalhar, em larga escala, em abstractos pintados a aguarela. Foram seis semanas muito estimulantes, entre o convívio com os outros extraordinários bolseiros, vindos do mundo inteiro, e as muitas visitas aos frescos belíssimos de Piero della Francesca que se encontram por toda aquela região italiana.

Actualmente vive em Madrid.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 870 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio